Para as crianças da Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace), o Papai Noel chegou mais cedo. No domingo (dia 16/12), o Salão de Múltiplas Funções do CAVE, localizado no Guará II, foi palco de uma grande celebração natalina solidária. A 15º edição do Natal da instituição foi marcada pela boa vontade de centenas de pessoas, entre elas, 20 alunos do Ensino Médio do Centro Educacional Leonardo da Vinci. Os voluntários do colégio, mesmo de férias, acordaram cedo para levar alegria à garotada.
Fantasiados de Batman, Fada Madrinha, Branca de Neve, Minnie e outros personagens das histórias em quadrinhos e dos contos de fadas, os estudantes cuidaram do visual dos pequenos. As princesas, chamadas assim pelas voluntárias, puderam pintar as unhas, colocar adesivos, fazer penteados (com direito a glitter), pintura no rosto, entre outros cuidados. Os meninos optaram por moicanos super estilosos.
A presidente da Abrace, Ilda Peliz, reconheceu que a participação dos voluntários do Leonardo da Vinci foi fundamental. “Eles estão sendo coração da festa. Estão dando vida ao evento. Não fossem eles, as crianças teriam apenas, como entretenimento, os brinquedos infláveis. A presença desses jovens faz toda a diferença”. Ilda destacou ainda que trabalho voluntário é o caminho da felicidade. “A solidariedade nos leva ao crescimento. Aprendemos a ser mais tolerantes e aceitar as diferenças. É um benefício muito grande para ambos os lados”.
A aluna do 3º ano, Flávia Lima Rodrigues, 17 anos, participou pela primeira vez do projeto voluntário do colégio e ficou encantada. “Estou adorando. As crianças são adoráveis, bastante receptivas. Com certeza, participarei de novo”. Maria Williane, 16 anos, também do 3º ano, acrescentou que é um trabalho gratificante. “Estou sem palavras. O sorriso dessas crianças faz o nosso sorriso. Nós fazemos a alegria delas e aprendemos com elas. É uma troca de favores”.
O professor Gilson Ferreira de Melo, coordenador disciplinar da Unidade Norte do Centro Educacional Leonardo da Vinci, declarou, ao final do evento, que o resultado foi mais que positivo. “Foi fantástico. O nosso objetivo é sempre propiciar momentos como esse para nossos jovens, para que possam crescer e amadurecer. Eles vão sair daqui maravilhados, como acontece em todos os eventos. Agora, só temos que agradecer a Deus por fazer parte de um projeto com essa importância. É só felicidade. A gente vem doar, mas é a gente que sai ganhando, porque leva um aprendizado eterno para casa”.
O Natal da Abrace também contou com a presença de diversos parceiros que garantiram almoço e lanche para as crianças, além da animação da equipe Relp Tur, uma parceria que os jovens voluntários fizeram para chamar ainda mais a atenção da garotada com diversas atividades lúdicas.