Assuntos de atualidade são cada vez mais importantes nos vestibulares e no Enem, porém não muito discutidos nas salas de aula, pois eles exigem que você esteja informado.
O mundo está cada vez mais complexo e, em questão de semanas, um país pode se desmembrar do outro, uma guerra começar ou acabar, um plebiscito acontecer e você perder tudo isso e uma questão no vestibular ou no Enem. Com tanta coisa acontecendo, é necessário se manter atualizado, pois esse é o tipo de assunto que cai bastante nas provas de ingresso às faculdades brasileiras. Devido à rapidez com que os fatos acontecem, pode ser que você não veja isso na escola, portanto, é necessário que você aja por contra própria.
Confira 7 dicas para manter-se atualizado:
1. Assistir os jornais
Isso pode soar simples, mas não é tanto quanto parece. A notícia está cada vez mais inclinada a diferentes interesses e a melhor forma de entender um assunto completamente é assistindo ao máximo de canais e jornais que você puder.
2. Jornais impressos
Ler o jornal local da sua cidade é uma ótima maneira de estar atualizado com os eventos que acontecem perto de você. Não só por uma questão de vestibular, mas também de cidadania. Leia o jornal do seu bairro ou da sua cidade.
3. Revistas
Revistas são caras, mas são um investimento que vale a pena: a sua educação e poder de crítica. Quando você assiste a um jornal ou lê um online, normalmente, tem o assunto mais puro. A revista traz uma reflexão sobre o assunto e ele vem com mais detalhes. É importante também ter contato com a opinião do autor e do meio para o qual ele escreve. Tente variar as revistas e não se prenda a uma única opinião sempre.
4. Outras fontes
Tente não priorizar as fontes de informações. Entenda que todas são importantes. Da mesma forma, evite ler apenas um meio de comunicação. O melhor é variar o máximo possível, por mais que você goste de determinado jornal ou revista.
5. Livros
Existem diversos livros didáticos sobre atualidades. Eles podem ser de 2008, 2009; mas ainda trazem informação básica para entender assuntos. Por exemplo, se você não souber do que aconteceu ontem, jamais vai entender a existência do Hezzbollah ou por que a Chechênia quer se separar da Rússia.
6. Blogs
Os blogs são bons porque são híbridos. Podem conter notícias no estilo de revista, de site, de jornal impresso, com infográficos, animações e fotografias. Além disso, há diversos blogueiros famosos que comentam assuntos de política e economia. Tente seguir alguns deles.
7. Converse com pessoas informadas
Converse com pessoas que você considera inteligentes e que estejam antenadas. Se você não tiver ninguém muito próximo que você acredite entender bastante do assunto, fale com seu professor de história e de geografia. Eles provavelmente estarão à par das atualidades e têm opiniões inteligentes.
Fonte: Universia Brasil