Palestras ministradas por Miguel Nicolelis e Mário Sérgio Cortella arrebataram as emoções dos pais, alunos e professores presentes.
O 3º Encontro Leonardo da Vinci, realizado no último sábado (10), foi um grande sucesso. A programação, atrações musicais, culturais e palestras do grande cientista Miguel Nicolelis e do filósofo Mário Sérgio Cortella arrebataram o coração de cada uma das mais de mil pessoas que lotaram o auditório. O clima promissor do evento já pôde ser percebido logo na entrada, onde os convidados foram recebidos com um belo café da manhã ao som do trio musical Sanglard.
Já no auditório, o público foi recepcionado com as performances do Grupo Laugi, com um repertório animado e com a execução diferenciada do hino nacional. A apresentação foi seguida pela palestra do filósofo Mário Sérgio Cortela, intitulada "O sonho aponta, a liderança alcança". Frente ao auditório lotado, o filósofo prendeu por completo a atenção da plateia com um discurso permeado por referências históricas, brincadeiras e questões filosóficas. "É preciso ter esperança, mas não de esperar. Quem apenas espera sem agir, nada alcança. É preciso esperança ativa. É preciso "esperançar". E esse termo eu mesmo inventei", afirmou Cortella, arrancando risos da plateia.
Valéria Regina Zanardo Martin, mãe dos gêmeos Arthur e Vitor Martin Bordini, da 2ª série do Ensino Médio – Unidade Norte, foi só elogios à proposta do Encontro. “Os meninos às vezes estão com notas boas, mas não têm essa motivação de ir além, de se esforçar mais. No encontro, eles têm a oportunidade de ouvir outra opinião além da nossa sobre esse aspecto. Afinal, são especialistas famosos que estão falando a eles, proporcionando uma nova visão sobre o tema”, pondera a mãe.
As colegas Caroline Matos Ribeiro e Ana Glória Bucar, ambas da 3ª série do Ensino Médio – Unidade Taguatinga, elogiaram a iniciativa do Centro Educacional Leonardo da Vinci e o tema abordado por Cortella. “Principalmente para nós que estamos na reta final é muito importante esse tipo de incentivo e motivação, porque também nos desiludimos. Mas como o palestrante falou: tudo demanda esforço e é preciso coragem para continuar”, comenta Ana Glória. Além disso, explica Caroline, o encontro é importante por ser uma ótima oportunidade de contato com profissionais renomados, de fazer novas amizades e rever pessoas. “É uma experiência única”, conclui.
Após a fala de Cortella, foi dado um intervalo animado pela apresentação da banda Max, e os alunos participaram de uma gincana, sendo premiados com brindes do encontro ao compartilharem nas redes sociais informações e imagens em tempo real sobre o evento. Ao fim do intervalo, os mais de 300 premiados na gincana foram convidados a subir ao palco trajando camisetas do encontro para parabenizar a escola pelos seus 44 anos de existência.
Na palestra “Superando Desafios”, do renomado cientista Miguel Nicolelis, foi abordado o poder transformador da Ciência na sociedade. O médico surpreendeu a todos com o caráter social e humanitário com que trata todas as suas pesquisas, trabalhos e projetos. A apresentação de projetos que ele desenvolve, como o “Educação para toda vida” e o “Programa jovem cientista”, e que apostam no uso democrático da Ciência para transformação social e econômica do Brasil, impressionou os presentes.
Para Nicolelis, a educação é o caminho para que o ser humano atinja a sua felicidade plena, por isso o papel do professor é tão importante na formação do cidadão. “Professor é mineiro de diamante. Mas diamantes não se encontram na superfície, é preciso levar luz para o fundo para achá-los. E essa é a função desempenhada pelos professores”, afirma. Ovacionado, Nicolelis seguiu a apresentação falando sobre o “Walk again project”, que consiste na construção de um exoesqueleto que permitirá que na Copa do Mundo Fifa de 2014, a ser realizada no Brasil, um paraplégico seja capaz de dar o pontapé inicial da primeira partida.
A comoção com a fala do cientista foi tanta que, após a palestra, se formou uma longa fila em busca de autógrafos e fotos. Ludmila Richter Teixeira, mãe de três estudantes da Unidade Sul, foi uma das que não se incomodou em enfrentar a fila para conseguir um autógrafo de Nicolelis. “Eu me apaixonei! Adoro os encontros do Leonardo e já participei de todos, pois meus filhos são alunos há 5 anos. Gostei de todos, mas este me emocionou muito e não esperava que fosse assim. Educação é o caminho para tudo e a gente tem que lutar por isso. Experiências como essa fazem com que os alunos sigam em frente e não fiquem para trás. O ensino não é só escola, e oportunidades como essa são importantes pois ficam para a vida toda”, comentou emocionada.
Confira algumas fotos do nosso evento.
*Mais fotos estão disponíveis no nosso perfil do facebook
VOLTAR PARA OS ACONTECIMENTOS