Publicação: 03/10/2013
Nos dias 3 e 4/10, as estudantes do 5º ao 8° ano do Ensino Fundamental da Unidade Norte receberão a 3ª dose da vacina contra o vírus papiloma humano (HPV), que pode causar o câncer do colo de útero. 322 alunas dos períodos matutino e vespertino, entre 11 e 13 anos, serão imunizadas pela Secretaria de Saúde do DF.
A diretora pedagógica da Unidade, Maria Aparecida de Souza Menezes Lima, disse que entrou em contato com a Secretaria de Saúde depois que viu que a campanha de vacinação tinha se estendido às escolas particulares. “Nós passamos uma lista com os nomes das alunas na faixa etária exigida para a Secretaria e entramos em contato com os pais de cada uma para pedir autorização”, explicou.
A enfermeira do Posto de Saúde da 114 Norte, Cynthia Lemos, esclareceu que adolescentes dessa idade estão mais expostas ao risco do HPV. "Muitas delas estão iniciando a vida sexual. Por isso, o governo liberou a vacina somente para essa faixa etária”.
A aluna do 5° ano da Unidade Norte, Dora Chaves Medeiros de Souza, foi uma das jovens que fez questão de se precaver. “Não doeu. É importante tomarmos a vacina para o nosso bem”, disse. A mãe da aluna, Tatiana Chaves, parabenizou a iniciativa da campanha e destacou que a vacinação de meninas nessa idade é de extrema importância para as relações interpessoais desses jovens, que estão entrando na adolescência e iniciando a sexualidade.
Já as alunas do 6° ano, Lívia de Melo Nunes, Ana Carla Santos de Farias, Maria Eduarda de Melo Ribeiro e Isabela da Rocha Lima, confessaram que tiveram medo no início, mas, depois que foram informadas sobre o vírus do HPV e sobre a importância dos cuidados preventivos, não se importaram de tomar a vacina. Para o pai da jovem Maria Eduarda, João Luís Ribeiro, essa também foi uma iniciativa excelente e muito cômoda, uma vez que, com a vacinação na escola, os prazos de cada dose não são esquecidos.
Antes da primeira dose da vacina, as meninas foram orientadas sobre o vírus pela equipe de Ciências da escola. Segundo a professora de Ciências do 7° e do 8° ano, Janaína Goulart de Oliveira, as principais dúvidas das alunas são sobre a transmissão do HPV, quais são os vírus que envolvem a doença e se a vacina dói ao ser aplicada.
A aplicação da vacina é feita em três etapas e a imunização é para a vida toda. Em abril, as alunas tomaram a 1ª dose e, em junho, a 2ª. As meninas poderão ter febre baixa e dor no local da aplicação nos próximos dias, o que é normal.