Publicada em: 07/03/2013
DCE distribui aos novos alunos material de conscientização contra a homofobia
A festa do ovo e da farinha começou pontualmente às 17h no câmpus Darcy Ribeiro. As listas com os nomes dos aprovados no 1º vestibular de 2013 da instituição foram afixadas no Ceubinho, na parte Norte do Instituto Central de Ciências (ICC), e no Teatro de Arena. Os veteranos levaram faixas e cartazes e fizeram muito barulho para recepcionar os novos alunos.
Paulo Henrique Alves Rocha, 18 anos, foi aprovado para o curso de pedagogia. Essa foi a terceira prova que ele prestou para a instituição e terminou o ensino médio no ano passado. "Incomoda um pouco me sujar, mas faz parte e meus pais estão muito felizes. À noite, vou comemorar com a minha família", conta. Ele diz que preferiu ver resultado na universidade e até conseguiu conhecer alguns veterenos.
Mais uma vez, o Diretório Central dos Estudantes (DCE) promoveu o trote limpo, com algodão doce, pipoca e cama elástica, no Ceubinho. Já o espaço do Teatro de Arena foi reservado para o trote sujo, com ovo, farinha e tinta. A área do ICC Norte, no entanto, já estava suja alguns minutos depois. De acordo com o estudante de economia Nicolas Powidayko, representante do DCE, os participantes do trote sujo precisam subir para o Ceubinho para deixar a universidade e, por isso, acabam sujando o local também.
Durante o trote o DCE distribuiu o informativo UnB fora do eixo, para combater a homofobia. "Distribuimos esse material de conscientização para lembrar ou informar os calouros de que a UnB, e as universidades em geral, são espaços de tolerância", destaca Nicolas. No mês passado, uma estudante homossexual foi agredida no estacionamento da instituição.
Os primeiros colocados do vestibular foram Rafaela Ferreira, no câmpus Darcy Ribeiro, para o curso de medicina; Tiago Medeiros Mendonça, no câmpus de Ceilândia, aprovado para o curso de enfermagem; Rafael Lima Valença, no câmpus do Gama, para o curso de engenharia; e Saila Silva Veloso, no câmpus de Planaltina, aprovada para ciências naturais.
Fonte: Eu Estudante