VOLTAR PARA OS ACONTECIMENTOS
29/09/2011 14:59
“As máquinas de Leonardo Da Vinci” chegam ao Brasil com peças inéditas
Exposição italiana de Leonardo Da Vinci retorna a Brasília neste mês de setembro, com 20 réplicas, inéditas no Brasil, das principais invenções do artista e cientista. No período de 26 de setembro a 25 de outubro de 2011, pessoas de todas as idades poderão conferir gratuitamente, na praça central do Parkshopping, 60 das mais importantes descobertas feitas pelo inventor. A iniciativa é do Centro Educacional Leonardo da Vinci, em parceria com o Parkshopping, que, pela segunda vez, realiza a mostra em comemoração ao aniversário da instituição, que neste ano completou 42 anos de inauguração.
Uma das maiores novidades da exposição será o Robô Tamborilador, lançado na Índia no ano passado. Sua descoberta foi feita pelo artesão italiano Gabriele Niccolai que levou aproximadamente 6 meses para criar o robô mecânico, com base em um longo estudo dos manuscritos deixados por Leonardo Da Vinci.
De acordo com Luca Paolo Gori, organizador da exposição, Leonardo Da Vinci construiu poucas de suas invenções e deixou diversas anotações reunidas em dez códigos que até hoje intrigam estudiosos e curiosos. Segundo Paolo, até 2010, o Robô Tamborilador não havia saído do papel, mas já havia o conhecimento do uso de marionetes para efeitos cênicos como criação do também artista Leonardo Da Vinci.
"O que se sabe é que ele chegou a construir robôs que eram usados para saudar pessoas ilustres da época nas cortes, principalmente em Milão. Cada lugar por onde ele passou influenciava uma criação e, por isso, começava várias coisas ao mesmo tempo e, às vezes, não parava. Há relatos de que até a própria Monalisa sempre recebia retoques”, diz.
Parte das peças que serão expostas são máquinas funcionais que irão propor um alto nível de interatividade sobre as invenções que marcaram a construção civil, a mecânica, a guerra e o voo. A história de vida de Leonardo Da Vinci também será contada por meio de painéis bibliográficos, vídeos interativos com as máquinas expostas em funcionamento e ainda com a exposição de algumas obras de arte como “A última Ceia” e “A dama com arminho”.
Para Luca Paolo, a expectativa é que a apresentação única da mostra sirva de inspiração para as novas gerações. “A lição de vida e a constante procura pelo conhecimento podem ajudar a despertar o interesse dos jovens e incentivar nos estudos, porque, mesmo se achando inferior aos outros cientistas da época, Leonardo Da Vinci conseguiu ser o maior inventor da humanidade, o que nos ensina que todos nós podemos ser melhores”, avalia.
Algumas das invenções expostas na mostra tornaram-se realidade, como a bicicleta, o helicóptero, a máquina para levantar peso (macaco hidráulico). Os detalhes artísticos dos desenhos revelam a genialidade de Da Vinci e oferecem aos visitantes uma experiência provocativa, gratificante e educativa.
O que mais chama a atenção dos visitantes é poder estar diante de reproduções das invenções de Da Vinci. “Aqui podemos comprovar que Leonardo Da Vinci era um gênio, não apenas da pintura, mas da matemática, física e até da ecologia. Essa é uma exposição viva do lado mais obscuro de Leonardo, aquele que nem todos conhecem”, afirma Paolo.
No total, o artesão Gabriele Niccolai já reproduziu mais de 120 peças do gênio renascentista, feitas de madeira, metal e tecido em tamanho reduzido ou em tamanho natural. Desse total, somente 40 réplicas foram expostas até hoje no país, durante a última mostra intitulada “Por dentro da mente de Leonardo Da Vinci”, realizada em Brasília, em 2009.
As máquinas de Leonardo Da Vinci – De 26 de setembro a 25 de outubro de 2010, na praça central do ParkShopping. De segunda a sábado, das 10h às 22h; domingo, das 12h às 22h. Entrada Gratuita. Classificação indicativa: LIVRE. Acesse o
hotsite para maiores informações.
VOLTAR PARA OS ACONTECIMENTOS