Ao longo do ano, o Leonardo da Vinci ofereceu ao Ensino Médio uma disciplina eletiva sobre Cinema e Curtas-metragens. Proposta como parte do Itinerário Formativo, foi ofertada com uma carga horária de 30 horas nas três unidades do Leonardo da Vinci para as turmas de 1a e 2a séries do Ensino Médio. A disciplina permaneceu um trimestre em cada unidade, e os estudantes da Unidade Sul foram os primeiros a se inscrever e participar. No 2o trimestre foram os alunos da Unidade Norte e, por fim, no 3o trimestre, os estudantes da Unidade de Taguatinga.
Que objetivos tinha a disciplina? Articular as diferentes disciplinas em torno da produção de filmes por parte dos alunos, trabalhando as diferentes habilidades e competências envolvidas na criação, na articulação de elementos básicos e na fruição de elementos audiovisuais. O tema central era a cidade de Brasília, que deveria ser abordada de alguma maneira pelos estudantes, seja pelas paisagens, pela música, de maneira central ou secundária, por isso, o nome do evento: Festival Curtas Cidade. As aulas foram divididas entre momentos de explanação e atividades práticas.
Que áreas foram envolvidas? De maneira direta, as áreas de História, Português e Artes se envolveram na execução do projeto. Além do contexto da elaboração dos curtas-metragens, os alunos puderam conversar com quem realmente está envolvido nesse universo. Para a parte de construção dos roteiros, uma oficina de escrita criativa foi ministrada. Ao total, foram feitas 13 produções: sete filmes da Unidade Sul, um filme da Unidade Norte e cinco filmes da Unidade Taguatinga. A cerimônia de premiação foi uma celebração ao trabalho colaborativo e interdisciplinar e também à Sétima Arte!