Publicação: 28/10/2013
Para fomentar a discussão entre jovens sobre questões sociais do nosso país e incentivar a reflexão crítica e a busca de iniciativas criativas para acabar com a pobreza, a ONG CARE Brasil promove o Festival de Curtas Geração CARE - Luz, Câmera, Transformação. Os participantes poderão inscrever seus vídeos no site do concurso até 17 de novembro. Os melhores vídeos serão premiados por escolha pública e votação do júri ao fim do período.
Com abrangência nacional, o concurso é exclusivo para jovens estudantes de até 25 anos de idade. Cada grupo inscrito poderá ter entre dois e cinco integrantes e deverá produzir um filme com requisitos técnicos simples e duração entre um e cinco minutos. O formato é livre, podendo ser um documentário, ficção ou animação.
Na página do concurso também está disponibilizado o regulamento e a plataforma para o envio dos vídeos. Todo o contato com a equipe organizadora será feito on-line. Na primeira edição, o tema dos filmes produzidos serão os próprios jovens como agentes de transformação e, partindo de uma perspectiva social, o olhar deles sobre a sua geração. A CARE Brasil disponibilizará informações sobre jovens que participam dos seus projetos, depoimentos, imagens e outras referências para ajudar as equipes a produzirem seus filmes.
A votação do público é feita via página da CARE Brasil no Facebook, por meio de "curtidas" nos filmes, quanto pelo site do festival. As escolhas do júri e a popular serão divulgadas ao final do período.
Os primeiros colocados de ambas as premiações ganharão uma viagem de uma semana para conhecer o trabalho da CARE Brasil na Rota das Emoções (entre os Lençóis Maranhenses e Jericoacoara), que percorre os estados do Piauí, Maranhão e Ceará. Os 10 primeiros colocados eleitos pelo júri serão exibidos em festivais e espaços parceiros do festival.
Serviço
1º Festival de Curtas Geração CARE
Período de inscrição e envio dos vídeos: 15 de junho a 17 de novembro
Votação pública: 21 de novembro a 11 de dezembro
Divulgação dos ganhadores: 16 de dezembro
Fonte: Eu, estudante