No dia 4 de maio, foi realizado o workshop para a ONUVINCI Júnior 2013 nas três unidades do Centro Educacional Leonardo da Vinci. Depois do sucesso da ONUVINCI, que terminou no dia 27 de abril e contou com a participação de mais 466 estudantes, agora é a vez dos alunos do 6º e do 7º ano do Ensino Fundamental vivenciarem a oportunidade de participar da II Simulação das Nações Unidas.
O treinamento foi feito com o objetivo de preparar os estudantes quanto às regras, técnicas de moderação de debates, guias de estudos e dinâmicas que serão trabalhadas durante o evento que acontecerá no dia 11 de maio (sábado), das 8h às 18h, na Unidade Taguatinga.
Com o tema “Plano Habitacional de Brasília”, a ONUVINCI Júnior vai envolver cerca de 270 estudantes das três unidades de ensino, que vão se reunir no comitê “Câmara Legislativa” para debater sobre a questão da moradia no Distrito Federal.
As inscrições dos interessados foram realizadas pelo site da escola entre os dias 1º e 5 de abril.
Segundo Gabriel Azevedo, coordenador do projeto e agora estudante de Ciência Política na Universidade de Brasília - UnB, as diferenças entre a ONUVINCI Júnior e a ONUVINCI estão nos temas abordados e na média de idade dos alunos que participam dos debates. “A ONUVINCI é um projeto para alunos mais velhos, do 8º ano do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, e trabalha com comitês nacionais e internacionais”, explica. Gabriel esclarece que a importância do evento está em possibilitar aos alunos mais novos a capacidade de oratória, negociação, etiqueta e incentivar o interesse pela política.
Os alunos vão poder discutir sobre quatro temas: condomínios, desenvolvimento econômico, áreas de habitação e concessão de moradia. “É apresentada para eles uma explicação breve sobre os temas, com um texto novo sendo proposto em comparação com o antigo”, relata o coordenador.
Professor de Geografia, Hígor Heyder acredita que a ONUVINCI Júnior é complementar ao processo pedagógico de Geografia, que estuda a temática do espaço. “É muito importante eles já estarem discutindo esses temas aqui, porque temos uma visão teórica em sala de aula. Muitos têm exemplos para dar a respeito, é algo que faz parte do cotidiano deles, e aqui é uma oportunidade de ampliar as expectativas”, destaca.
Justamente por ser um tema inserido no contexto dos alunos é que a professora de Geografia, Priscila de Araújo, afirma que não é difícil a participação dos estudantes mais jovens. “A gente vive na Era da informação, onde o aluno, graças à curiosidade e à tecnologia, tem acesso a uma série de informações com as quais, sabendo como administrá-las, consegue ter uma vantagem em relação a outros concorrentes”, analisa.
As regras da ONUVINCI Júnior são diferentes. Cada sessão terá, no mínimo, um discurso de cada deputado por cerca de um minuto, podendo falar, no máximo, quatro vezes. A maioria dos diretores são estudantes de Ciência Política da UnB.