Os alunos do 6º ano do Centro Educacional Leonardo da Vinci finalizaram, na tarde da última sexta-feira (1º/11), o Projeto de Pesquisa Beija-flor, com a plantação de ipês na chácara 7, localizada no Lago Oeste. Com o objetivo de conscientizar os alunos sobre os impactos ambientais antrópicos da atualidade e criar uma responsabilidade socioambiental, o projeto é implantado primeiramente em sala de aula e, ao final, demonstrado na prática.
Antes do plantio, os estudantes ouviram atentamente as explicações do Agrônomo Rogério Lúcio Vianna sobre áreas de proteção permanente, reservas legais e zonas de amortecimento de unidades de conservação da natureza. Em seguida, cada um recebeu uma placa de identificação, que foi colocada junto a cada ipê plantado, na qual os alunos escreveram seus nomes e a data. Rogério, pai da aluna da unidade Asa Norte Luiza Alves Vianna cedeu o espaço de sua chácara para a as crianças colocarem em prática o que aprenderam em sala de aula.
Segundo Luiza, com o projeto Beija-flor sendo vivenciado na prática, além da diminuição do impacto do gás carbônico no planeta, o plantio permite a ajuda a outras pessoas, uma vez que diminui o desmatamento e conscientiza outra pessoas.
No encontro, a professora do 6º ano do Ensino Fundamental da Asa Norte e criadora do projeto, Paula Abi-Chahin de Oliveira Ferreira, destacou que a responsabilidade dos meninos não acabou na tarde de sexta-feira, mas apenas começou. “A gente só está abrindo uma porta, só está começando, disse a eles, conscientizando-os sobre a importância do reflorestamento para a diminuição dos gases na atmosfera.
O aluno da Unidade Sul Lucas Gomes Lopes Lima ressaltou que a plantação das mudas é essencial para a preservação da espécie e lembrou que essa foi uma oportunidade que poucos tiveram. Isso porque houve um sorteio que selecionou os alunos do 6º ano das três unidades que iriam colocar a mão na terra. Já Isabella Martins Canuto Pontes da Silva, da Unidade Taguatinga, disse que pretende voltar à chácara daqui uns anos para ver como estará a árvore que plantou.
As mudas de ipês foram doadas pelo Instituto Sagres, responsável pelo Projeto Ipê do Cerrado, ao Centro Educacional Leonardo da Vinci. De acordo com o coordenador do Projeto, Rodolfo Prado, a iniciativa é de grande importância porque cria nos jovens uma consciência ambiental. “Quem planta uma árvore e cuida dela sempre, nunca, na vida, vai depredar nada na natureza”, ressaltou.
Também estiveram presentes na aula prática a professora de Ciências do 6º ano das unidades Sul e Taguatinga, Miriam de Abreu, e o coordenador de Ciências e Biologia das três unidades, Prof. Paulo Ricardo Menezes.
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