SAEB 2017
Em nosso país existe o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb), parte da política de avaliação externa para verificar a qualidade das escolas. As escolas privadas de 5o ano e/ou 9o ano do Ensino Fundamental participaram dessa avaliação em 2017 em caráter amostral. A escolha foi feita por sorteio realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).
Dessa forma, a Unidade do Leonardo da Vinci da Asa Norte foi sorteada para participar dessa avaliação em 2017, com as turmas A e G do 9o ano do Ensino Fundamental II e todas as turmas da 3a série do Ensino Médio.
As escolas cujos nomes não constam no ranking de resultados do Inep não foram sorteadas para participar do Saeb, esse é o caso das Unidades do Leonardo da Vinci Asa Sul e Taguatinga.
A partir da homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Saeb 2019 passará a avaliar todo o percurso regular da Educação Básica, desde a Educação Infantil até a 3a série do Ensino Médio, servindo como balizador da qualidade da educação (como fazia o ENEM). As frequências e os anos de aplicação também sofrerão alterações. A partir de 2019, todas as avaliações da Educação Básica serão aplicadas em anos ímpares, e a divulgação dos resultados acontecerá nos anos pares.
Nesse sentido, esperamos que a partir de 2019 haja a participação integral de todas as escolas, públicas e privadas do país no Sistema.