VOLTAR PARA OS ACONTECIMENTOS
06/06/2012 15:22
Enem: inscrições abertas para o futuro
Inscrição para o exame fica disponível até dia 15 de junho. Estudantes fazem curso preparatório para provas que estão marcadas para 3 e 4 de novembro
Quem está no Ensino Médio já sabe da responsabilidade. É a hora em que os jovens começam a pensar melhor sobre a profissão e decidem que carreira irão seguir. E é uma avaliação específica que separa o presente e o futuro: o vestibular. Cada universidade tem o seu, mas uma prova tem se destacado como porta de entrada para muitos cursos superiores: é o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Desde 2009, o novo modelo do Enem pode ser usado como processo seletivo para várias universidades e institutos federais de ensino superior. As instituições têm autonomia para decidir se o exame será utilizado como fase única; como primeira fase; combinado com o vestibular da instituição; ou como fase única para as vagas remanescentes do vestibular tradicional. A Universidade de Brasília (UnB), por exemplo, usa o Enem neste último caso, mas estuda a possibilidade de aderir ao exame a partir de 2012, em substituição ao vestibular, como conta a orientadora educacional, Maria Cristina Alves da Silva, do Centro Educacional Leonardo da Vinci.
“O Enem é usado para ingresso em cerca de 40 universidades brasileiras. Além disso, a nota do exame serve de critério para a determinação de vagas no Programa "Ciência sem Fronteiras, do Governo Federal”, ressalta. Cristina destaca ainda outra possibilidade: a cada ano que passa, o Enem é usado como um critério mais frequente na seleção de estágios e bolsas estudantis.
Curso preparatório
Como forma de preparar os estudantes para o exame, o Centro Educacional Leonardo da Vinci oferece aos alunos da 3ª série do Ensino Médio um curso preparatório. Dessa forma, os estudantes ficam por dentro de todo conteúdo previsto no edital. “Preparamos o curso baseado exclusivamente no Enem. Fizemos pesquisa em colégios que se destacam na prova pelo Brasil e formulamos, juntos, um material específico, todo baseado em resolução de questões”, explica o professor Sérgio Brum, diretor executivo da escola.
Com aulas no período da tarde, duas vezes por semana, os alunos estudam Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Linguagens e Matemática. O curso será iniciado no dia 11 de junho e segue até 31 de outubro, na semana da avaliação. O preparatório, que conta com a seleção dos professores mais capacitados da escola, tem tido grande procura. Segundo o professor, a escola já fechou três turmas, sendo duas em Taguatinga e uma na Unidade Sul.
“Estamos preocupados em oferecer um curso de excelência, porque o Enem já é uma realidade. Nossos alunos almejam entrar em faculdades públicas de qualidade, e muitas já adotam o exame. A tendência é que todas usem a avaliação como processo seletivo. E como a concorrência é grande, nossos estudantes devem estar bem preparados”, ressalta.
Inscrições
As inscrições para o Enem de 2012 já estão abertas. Os estudantes interessados em fazer o exame podem se inscrever pela internet, no endereço http://sistemasenem2.inep.gov.br. O prazo vai até o dia 15 de junho. A taxa custa R$ 35.
De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação, o Enem já tem 2,3 milhões de inscritos. A expectativa é que 6 milhões de pessoas se inscrevam. A prova será aplicada nos dias 3 e 4 de novembro e o resultado individual dos candidatos será divulgado em 28 de dezembro.
Todas as informações referentes à prova podem ser conferidas no portal do Enem - www.enem.inep.gov.br.
VOLTAR PARA OS ACONTECIMENTOS