O Centro Educacional Leonardo da Vinci realizou, em setembro, as três edições do projeto Imersão UnB com os estudantes da 3a série do Ensino Médio das unidades Sul, Norte e Taguatinga. Nos eventos, os alunos que concluirão o Ensino Médio em 2023 puderam ver, de perto, o dia a dia do Ensino Superior em uma das mais importantes e representativas universidades do Brasil. “A imersão de cada Unidade da Escola foi caracterizada por uma tarde de vivências nos cursos da Universidade de Brasília, buscando a aproximação dos estudantes com um ambiente acadêmico. A atividade foi espaço privilegiado de orientação profissional a partir da troca de experiências de pesquisa, vivências universitárias e mercado de trabalho”, explica a diretora executiva do Leonardo, Michelle Manzur.
Os estudantes do Leonardo foram recebidos por ex-alunos da Escola, que os guiaram em visitas aos seguintes espaços: Instituto de Biologia (IB), Instituto Central de Ciências (ICC), Faculdade de Tecnologia (FT), Equipe de competição Baja SAE (espaço de construção de carros para competição), Faculdade de Administração, Contabilidade, Economia e Gestão pública (FACE) e Empresa Jr. de Ciências Econômicas (Econsult). “No final de cada imersão, motivamos nossos alunos a serem os futuros universitários a apresentarem a UnB nos próximos anos para os estudantes do Leonardo que integrarem a atividade de imersão na universidade”, explica o coordenador da Equipe Missão Projeto de Vida (EMPV) da Instituição, Bruno Borges.
A Imersão UnB impactou mais de 200 estudantes do Leonardo da Vinci. A 1a edição foi realizada com os estudantes da Unidade Sul no dia 15/09. No dia 18/09, foi a vez dos alunos da Unidade Taguatinga e, no dia 26/09, os da Unidade Norte.
Inserida na proposta de aproximar os estudantes do mercado de trabalho para que o processo de escolha dos cursos a serem seguidos no Ensino Superior seja realizado de forma assertiva, a Feira de Profissões do Centro Educacional Leonardo da Vinci é um evento tradicional na Instituição, que integra as três unidades no mesmo espaço, a fim de possibilitar uma maior interação entre os estudantes e os parceiros da Escola.
“O evento é voltado para o corpo discente e seus convidados com a finalidade de conhecer as principais instituições de ensino superior do país, fundamentando uma escolha consciente de sua futura profissão. A Feira de Profissões apresenta um caráter estratégico para a Instituição, frente às pluralidades dos projetos de vida e possibilidades de graduação. Uma iniciativa pautada pela orientação profissional e aproximação com o mundo acadêmico proporcionam subsídios fundamentais para que nossos estudantes tomem decisões sólidas e assertivas”, explica Bruno Borges.
“A Feira de Profissões Da Vinci é extremamente relevante no processo de orientação profissional e na tomada de decisões dos estudantes em relação ao seu futuro acadêmico e profissional. O evento ofereceu aos jovens a oportunidade de explorar uma ampla variedade de carreiras, interagir com profissionais experientes e obter informações valiosas sobre cursos e universidades. Além disso, a feira de profissões ajuda a conscientizar os alunos sobre as tendências do mercado de trabalho, as oportunidades internacionais e as habilidades necessárias para o sucesso”, reforça a coordenadora do Programa Socioemocional, Projeto de Vida e Grupo de Pesquisa Bem-Estar Educacional do Leonardo, Learice Barreto Alencar.
VOLTAR PARA OS ACONTECIMENTOS