Cada dia mais os recursos móveis estão invadindo diversas áreas. Isso inclui seu trabalho, seu estudo e até mesmo o seu método de aprendizado. Com isso diversas empresas de educação tecnológica criaram ferramentas que podem contribuir para o processo de estudo, mas como você pode usá-las da melhor maneira?
Confira 7 dicas para desenvolver seu aprendizado móvel utilizando as ferramentas certas:
1. Entendimento
Para tornar o seu processo de aprendizado com as ferramentas móveis mais proveitosos você precisa entender o que esse processo compreende e por que você o escolheu. O grande diferencial desse método de aprendizado é que ele permite que você organize sua rotina de estudos da maneira que quiser. Com o aumento da presença de smartphones e tablets na educação, você pode estudar de qualquer lugar em que estiver e a qualquer hora que estiver disponível, seja no seu horário de almoço ou no ônibus, enquanto volta para casa.
2. Desafios
Embora sua rotina de estudos possa ser adaptável com o aprendizado online, ainda existirão outros desafios que você precisará ultrapassar. Aprendendo com dispositivos móveis você precisa saber quem nem tudo o que encontra é verdadeiro ou pode ser utilizado. Para que seu aprendizado seja eficiente você precisará encontrar conteúdos de confiança, material de apoio disponível para download e, principalmente, terá de aprender a trabalhar com conteúdos multimídia e diversas plataformas. Outro desafio será a conexão: nem sempre você conseguirá se conectar para estudar.
3. Estratégias
Depois de ter encontrado conteúdos e sites valiosos e ter aprendido a lidar com a interação entre plataformas, você vai precisar de uma estratégia de estudos. Descubra como você absorve o conteúdo da melhor maneira. Lembre-se de que um ponto importante na definição da estratégia de estudo é adequar o conteúdo ao tempo que você tem disponível.
4. Alvos
Estudar tudo sobre tudo só vai fazer uma salada na sua cabeça, então defina quais são as suas prioridades. Identifique os assuntos que você tem mais urgência em aprender e invista em materiais relacionados a isso. Dessa maneira você pode se especializar naquilo que será útil para você.
5. Desempenho
Aproveite aplicativos e ferramentas que ajudem a monitorar o seu desempenho. Crie tabelas e faça mapeamentos dos assuntos que você está aprendendo. Com essa prática você ganha o hábito de acompanhar o seu desenvolvimento e, dessa maneira, identificar com facilidade os pontos aos quais precisa se dedicar mais.
6. Divisão
Mesmo que você tenha decidido quais são suas prioridades de aprendizado e esteja focado apenas nelas, divida o tema em pequenos pedaços. Estudar usando telas pequenas como as dos smartphones e tablets podem cansar a sua vista e, consequentemente, tirar a sua motivação. Estudando um assunto de pouco em pouco você se sente motivado a chegar até o fim porque as tarefas são realizadas de maneira rápida.
7. Aplicativos
Os aplicativos disponíveis para smatphones e tablets não devem ser usados apenas para monitorar a sua evolução. Encontre aplicativos que tenham conteúdo interativo, como livros, enciclopédias, dicionários, etc. Dessa maneira você reduz o seu material de estudo.
Fonte: Universia Brasil