Você sabe por que a prova de redação existe? A prática da produção textual é um fator fundamental para um bom aproveitamento nos exames, comunicação escrita e principalmente quanto à exposição de suas ideias.
Redação é treino, não existe uma fórmula mágica para isso.
Não é nenhum segredo que a parte mais complicada do vestibular é a prova de redação. Com o treino, muitos alunos conseguem desenvolver essa habilidade e escrever bons textos, mas afinal o que é avaliado em uma redação e por que ela existe nos vestibulares?
O primeiro ponto importante é que não se avalia a redação como as outras disciplinas técnicas. Não há exercícios com respostas comprovadas, de múltipla escolha ou matérias e mais matérias para resumir. A redação existe para avaliar o que as outras matérias não conseguem. É a partir dela que os corretores analisam a competência de formular uma resposta sustentável para o que foi proposto pelo tema da redação.
De acordo com o professor Francisco Platão, da rede Anglo de ensino, a redação analisa o grau de maturidade do candidato para defender as suas ideias com argumentos sustentáveis, por meio de um texto dissertativo. "A grande função da redação é examinar a capacidade do aluno em resolver de improviso os problemas que são propostos pela banca", explica.
Se você entra em pânico quando o assunto é redação, o conselho do professor é manter a calma e fazer no mínimo uma redação por semana para ficar mais seguro no dia da prova. "Redação é treino, não existe uma fórmula mágica para isso", afirma. Manter-se informado por meio de jornais, revistas e livros também é fundamental para uma boa escrita e aumento de repertório cultural.
A prova de redação do Enem 2012
A prova de redação vai exigir a produção de um texto em prosa, dissertativo-argumentativo, sobre um tema de ordem social, científica, cultural ou política. (Baixe aqui o "Guia do participante - redação ENEM 2012" com todas as regras)
Nessa redação, o candidato deve defender uma tese, que é expressar uma opinião a respeito do tema proposto, apoiado em argumentos consistentes e estruturado de forma coesa e coerente. O texto deverá apresentar também uma proposta de intervenção social que respeite os direitos humanos. A redação deve estar regida de acordo com a norma padrão da Língua Portuguesa.
Para não tirar nota zero, os alunos devem prestar muita atenção com a fuga do tema proposto pela banca, desobediência à estrutura dissertativo-argumentativa, impropérios, desenhos ou outras formas propositais de anulação, e principalmente com o número de linhas do texto. A redação deve conter mais de 7 linhas, do contrário, a nota da redação será nula.
Os candidatos também precisam cuidar para não cometer os 15 erros mais graves que desclassificam ou reduzem a nota da prova, como a falta de concordância do verbo com o sujeito, períodos incompletos que comprometem a compreensão e graves problemas de pontuação, entre outros.
As provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2012 acontecem nos dias 3 e 4 de novembro. O exame tem quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha e uma redação. As provas vão tratar de quatro áreas de conhecimento do ensino médio.
Fonte: Universia Brasil