O primeiro dia de aula gera expectativas e ansiedade para pais e alunos. Saiba a melhor maneira de lidar com a ocasião
O ano letivo de 2013 começou nas três unidades do Centro Educacional Leonardo da Vinci com muita animação. Esse início é sempre um período envolto por muitas expectativas e de muita ansiedade tanto para os alunos quanto para os pais. Quando se trata dos estudantes, seja por estarem ingressando em uma nova escola, pela vontade de rever amigos ou pela iminência do início de um novo ano, com novas disciplinas, conteúdos e professores, o friozinho na barriga é quase que inevitável.
As dúvidas e preocupações também são frequentes, e podem até variar de acordo com a idade do estudante, mas estão sempre presentes. A pequena Letícia Atta, com seus recém-completados 8 anos, está se preparando para iniciar o terceiro ano do Ensino Fundamental. Muito animada, a garota afirma: “Não vejo a hora de chegar na escola para estrear o meu material escolar novo!”.
Já aqueles que ingressam nas séries mais avançadas do Ensino Fundamental, as preocupações são outras, como o conteúdo programático e os professores. Giovanna Valadão de Brito, de 11 anos, é um exemplo. Mesmo sendo muito aplicada e uma das alunas destaque do Leonardo da Vinci, ela garante que já está pronta e com tudo programado para ingressar no 7º ano. “Já me programei para estudar por pelo menos uma hora cada matéria do dia”, assegura. Mas, como ninguém é de ferro, ela assume: está animada mesmo é para voltar à escola. “Gosto muito do colégio, e estou muito ansiosa para reencontrar meus amigos e curiosa para conhecer os novos colegas e professores.”
Para os alunos do Ensino Médio, as questões já se tornam mais complexas e numerosas: vestibular, PAS, Enem, escolha do curso a se inscrever na faculdade... Em geral, todas as etapas que precedem o ingresso no nível superior são os assuntos que costumam ocupar a cabeça dos estudantes. Andressa Beatriz Beltrão Rosa, 16 anos, se prepara para iniciar o 3º ano do Ensino Médio e define o que experimenta nesse momento: “É um misto de ansiedade e nervosismo”.
Para a garota, a expectativa é que este novo ano letivo que se inicia na escola seja muito proveitoso, com melhoras em relação aos anos anteriores e novas conquistas. Andressa acredita que o terceiro ano não precisa ser encarado como o fim, e sim como mais um passo a ser dado. “Fui me preparando muito bem na escola, principalmente no 1º e no 2º ano do Ensino Médio. Então, acredito que agora basta ter em mente que é preciso dar essa continuidade”, pondera.
Família
Mas não são só os estudantes que vivenciam esses sentimentos. A família dos alunos também costuma experimentar algumas ansiedades, angustias e preocupações. Rafaela Atta, mãe da pequena Letícia, não é diferente. “Esse ano começam as provas da Letícia e, como serão as primeiras de muitas, estamos na expectativa de auxiliá-la para que dê tudo certo.”, afirma. Segundo Rafaela, para ajudar Letícia, ela planeja repassar com a filha aquilo que ela aprendeu no dia. “Trabalho a tarde toda, então acho que essa é a melhor forma de não deixar o conteúdo acumular”, declara.
De acordo com a mãe, a presença e acompanhamento dos pais é importante, mas o Leonardo tem ajudado bastante no desenvolvimento da filha. “Estou adorando a escola. Letícia está nela desde o ano passado, e vi que ela cresceu bastante e começou a se interessar por assuntos que ela não tinha tanto interesse. Depois das aulas do cofrinho, por exemplo, ela começou a fazer o dela e guarda tudo o que ganha, não gasta mais com besteiras.”, comemora Rafaela.