Publicada em: 08/05/2013
O Ministério da Educação divulgou, nesta quarta-feira (08/5), o calendário do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2013. As inscrições terão início na próxima segunda-feira (13/5) e vão até 27 de maio. O pagamento da taxa, de R$ 35, poderá ser feito até o dia 29. As provas serão aplicadas em 26 e 27 de outubro.
Durante a apresentação do calendário, o ministro Aloizio Mercadante também anunciou mudanças no exame deste ano. Agora, as redações que tiverem inserções indevidas serão anuladas e o rigor com a norma culta da língua será maior. Na última edição da prova, foram registrados casos de candidatos que incluíram uma receita de miojo e o hino do Palmeiras no texto e que tiraram notas acima de 500, além de provas que traziam palavras com a grafia errada, como "enchergar” e “rasoavel”, que ficaram com 1.000 pontos, a nota máxima.
Na época, o ministro chegou a anunciar que as redações que recebessem nota máxima de dois avaliadores passariam por uma banca. Hoje, porém, Mercadante descartou essa possibilidade, mas afirmou que, mesmo nesses casos, a avaliação será rigorosa. "Para tirar nota máxima (o texto) vai ter que ser muito bom e a banca vai ter de justificar muito bem porquê deu essa nota", disse.
Outra mudança que afetará a correção das redações será a redução da discrepância entre as notas dadas por cada avaliador. Antes, o texto era corrigido por dois avaliadores e só passava para um terceiro caso a diferença entre as duas primeiras notas fosse de 200 pontos. A partir de agora, o terceiro corretor avaliará a redação se essa diferença chegar a 100 pontos.
Fonte: Eu Estudante