Publicação: 09/12/2013
A programação escolar é sempre muito agitada no período, preenchendo o calendário de novembro e dezembro acontecem as festas e comemorações. Os alunos estão sempre animados e ansiosos para mostrar para a família o que prepararam com canções, danças e encenações
É chegada a hora de apresentar para os pais e familiares as coreografias e musicais que foram ensaiados por meses para se despedir em grande estilo da escola. Com criatividade e participação de todos, as escolas preparam um momento especial onde os alunos podem cantar, dançar e se apresentar.
Psicólogos afirmam que participar desses eventos é importante para os filhos e pais, é o momento de demonstrar interesse com perguntas sobre projetos, observar suas reações, incentivando-os a vencer suas inseguranças. É assim que a criança constrói a noção de tempo, se despede da professora, de alguns colegas e, por vezes, da escola.
Programação especial
Sebastião Mesquita professor de artes cênicas do Centro Educacional Leonardo da Vinci conta que este ano os alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental e médio prepararam o clássico Dom Quixote, de Miguel Cervantes. “No evento, os alunos tiveram a oportunidade de colocar em prática o que viram nas aulas teóricas”, ressaltou Sebastião. Galileu Fontes, aluno do 1° ano do ensino médio, sentiu a responsabilidade de ser o Dom Quixote na peça. “Todos criam uma expectativa em cima da interpretação, porque Dom Quixote é um personagem muito famoso.
O peso que tenho é grande”, relatou o estudante que sonha em ser ator profissional e faz aulas de teatro desde os seis anos. Feliz com a reação de todos diante de sua atuação, ele destacou uma das frases do seu personagem. “Um cavaleiro pode ser derrotado 10 mil vezes, mas as 10 mil vezes ele deve se levantar e voltar à luta”, enfatizou.
Na superprodução da escola, houve uma orquestra ao vivo, com 15 músicos, que acompanhou os alunos ao longo da peça. Composta por músicos da Orquestra Sinfônica da Universidade de Brasília, da Escola de Música e por professores renomados, a orquestra teve piano, baixo, trompete, oboé, saxofone, flauta entre outros.
As crianças de seis a dez anos, também não ficaram de fora das apresentações, há dez anos, a escola prepara a Cantada de Natal, onde as turmas do ensino fundamental se apresentam. Segundo a professora de música Elaine Nóbrega o tema de 2013 foi, celebrações pelo mundo, onde os alunos cantaram canções natalinas em diversos idiomas, além do português. “Foi surpreendente a facilidade com que os alunos aprenderam as canções e a segurança nas apresentações”, enfatizou. Este ano, o colégio Galois, dentre outros eventos que acontecem no final do ano, preparou uma Ação Social de Natal com uma grande festa organizada para cerca de 200 crianças. De acordo com o Galois, o evento é parte do projeto Chama Jovem, movimento de jovens da instituição.
Ansiedade infantil
No término do ano, muitos alunos estão em transição do ensino fundamental para o ensino médio, se preparando para uma nova etapa e se despedindo dos amigos e educadores. Uma fase que, segundo especialistas, causa ansiedade. O corre-corre do fim do ano não mexe apenas com a rotina dos adultos, mas também com a das crianças. Ensaios para festas de encerramento na escola, no inglês, na natação, no balé e o acantonamento indicam que o ano está chegando ao fim, e isso pode deixar a criança ou adolescente ansioso.
Especialistas afirmam que a ansiedade é um sentimento natural tanto na infância como em qualquer outra etapa da vida. Crianças de oito meses de idade podem apresentar sintomas de ansiedade sempre que se separam dos pais. Porém, entre os seis e oito anos de idade, a ansiedade se volta para o desempenho escolar e o relacionamento com os colegas. Crises de ansiedade também podem ocorrer quando a criança passa por mudanças significativas como troca de escola, turma ou professor.
O limite da normalidade do nível de ansiedade está na repercussão sobre o comportamento. Os pais não precisam ser especialistas para perceber que algo não vai bem. Crianças não devem ser excessivamente preocupadas ou apreensivas com o futuro ou agenda diária. Não é típico de uma criança apresentar frequentemente dores de cabeça, náuseas, vômitos, falta de ar, diarreia, palpitações, dificuldade de concentração, agressividade ou medo em excesso. Se isto está acontecendo - e parece estar associado a situações específicas -, é bem possível que a criança esteja sofrendo de algum distúrbio de ansiedade, justificando uma avaliação médica.
Em todos os casos, o papel dos pais e cuidadores é essencial para o sucesso do tratamento. Essa situação é muito comum para as crianças que estão saindo da pré-escola e tiveram um período de grande proximidade com os amigos, indo a festas e outros programas que estenderam a amizade, além do ambiente escolar. O importante é conversar sempre com a criança para ela se sentir segura de que não é porque ela está mudando de escola que a amizade vai acabar.
Fonte: Jornal da Comunidade