O Exame Nacional do Ensino Médio chega ao fim!
Música, poemas e peças publicitárias fizeram parte das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste domingo. No segundo dia do exame, os participantes responderam 90 questões, desta vez de linguagens e matemática, além de produzirem a redação, um texto dissertativo - argumentativo.
Nas provas de língua estrangeira, predominou a exigência de interpretação de texto dos candidatos. As questões de inglês contaram com músicas de Bob Dylan e um poema do norte-americano Robert Frost. Na avaliação de espanhol foi apresentado um discurso do escritor peruano Mario Vargas Llosa.
As questões da prova de linguagens, aplicadas neste segundo dia, exigiu dos candidatos a competência de analisar, interpretar e aplicar recursos vinculados às linguagens. A maior parte das questões exigia atenção, onde as respostas estavam inscritas nos próprios textos motivadores. Os itens se distanciaram da análise gramatical e mais uma vez demandaram contextualização das questões, além do reconhecimento da diversidade linguística.
Quem se preparou para o Enem 2014 a partir das edições anteriores da prova não deve ter se surpreendido com o tema deste ano, “Publicidade infantil em questão no Brasil”. Desde 1998, as propostas envolvendo os direitos de crianças e adolescentes já caíram outras duas vezes. Desbancando assuntos como eleições, crise hídrica e copa do mundo, a proposta foi apresentada no campo dos Direitos Humanos. O tema tem uma grande abrangência, podendo ser abordado pelo debate acerca da liberdade de imprensa, do estímulo ao consumo, podendo ainda ser trabalhado na perspectiva dos direitos da infância e vulnerabilidade do segmento frente a publicidade.
O tema eleito ganhou espaço no início do ano, quando o CONANDA ( Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente) publicou uma resolução que considera abusiva a publicidade e comunicação mercadológica dirigidas à criança, o documento afirma que seria abusiva “a prática do direcionamento de publicidade e comunicação mercadológica à criança com a intenção de persuadi-la para o consumo de qualquer produto ou serviço”. O debate iniciado em março motivou o tema da redação realizada neste Domingo.
Confira abaixo todas as propostas de texto desde 1998:
2013: Lei Seca
2012: O movimento imigratório para o Brasil no século XXI
2011: Viver em rede no século 21
2010: O trabalho na construção da dignidade humana
2009: O indivíduo frente à ética nacional
2009: A valorização do idoso (era o tema da prova que vazou e não foi realizada)
2008: Como preservar a floresta Amazônica
2007: O desafio de se conviver com as diferenças
2006: O Poder de Transformação da Leitura
2005: Trabalho infantil no Brasil
2004: Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação?
2003: A violência na sociedade brasileira
2002: O direito de votar
2001: Desenvolvimento e preservação ambiental
2000: Direitos da criança e do adolescente
1999: Cidadania e participação social
1998: Viver e Aprender
Bruno Borges
Professor de Sociologia
Coordenador do Serviço de Orientação ao Vestibulando