Projeto Irmão Mais Velho fomenta o voluntariado no Leonardo da Vinci
O Centro Educacional Leonardo da Vinci deu início, no mês de março, às atividades ligadas ao Projeto Irmão Mais Velho (@projetoirmaomaisvelho), realizado pela instituição Aconchego (@aconchegodf). O objetivo é promover a convivência comunitária de crianças e adolescentes acolhidos em instituições. “Nossos estudantes do 9° ano ao Ensino Médio são voluntários nessas iniciativas que englobam encontros, palestras, debates e visitas institucionais, bem como outras ações que levam o acesso a centros culturais, peças teatrais e brincadeiras”, explica a diretora executiva do Leonardo, Michelle Manzur.
Conforme os organizadores do Projeto, são realizadas diversas atividades preparatórias, incluindo reuniões com os pais dos alunos, encontros de capacitação para estudantes e voluntários, além de um encontro de reposição para aqueles que perderam as reuniões anteriores. Atualmente, são cinco as instituições de acolhimento envolvidas no Irmão Mais Velho: Lar de São José (@lardesaojose), Casa de Ismael, Batuíra, Casa do Caminho e Chico Xavier.
“A adesão aos projetos de voluntariado no Leonardo sempre apresenta uma resposta positiva da comunidade escolar, quer seja de alunos ou de pais/responsáveis. Isso demonstra que o tema é presente e importante. Entendemos que a vivência na solidariedade e no voluntariado transforma a visão de vida dos alunos. É por isso que a criação dessa cultura do cuidado e do auxílio para com outro se torna tão relevante”, conclui Michelle.