Aprender maneiras diferentes e criativas de solucionar novos desafios. Essa é a missão das Mentes Inovadoras do Centro Educacional Leonardo da Vinci. E é justamente a inovação e o dinamismo que garante o interesse no aprendizado. E o resultado não poderia ser diferente: olhares atentos e mentes ativas a cada nova jogada. É o projeto Mind Lab, que ganhou a atenção dos alunos.
Os encontros do projeto buscam preparar os alunos para desafios do cotidiano, desenvolvendo habilidades sociais, emocionais e éticas. É saber planejar e tomar decisões, cooperar e colaborar, trabalhar em equipe, ganhar autoconfiança e aprender a respeitar as diferenças. “Os jogos levam as crianças a refletirem sobre atitudes e resoluções de problemas do dia a dia. Em alguns jogos, por exemplo, eles percebem a importância do trabalho em equipe, ou ainda, que é preciso traçar uma estratégia para resolver o problema da melhor forma”, explica a coordenadora pedagógica, Lindaura Rocha.
Etapa Regional
Aqueles alunos do Ensino Fundamental I que se destacam em sala de aula são indicados para participarem de uma competição realizada na escola. Os que são selecionados na competição representam o Leonardo da Vinci na etapa regional, onde todas as escolas participantes do Mind Lab levam seus representantes.
Neste ano, essa etapa ocorreu em outubro, no Royal Tulip Alvorada, em Brasília. O Leonardo da Vinci conquistou os 2°, 3° e 4° lugares. A terceira etapa é a nacional, que será realizada em março de 2013, e depois a internacional, que ocorrerá em junho do mesmo ano na Turquia.
Gustavo Lopes, 11, e Henrique Takeshi, 9, ambos do 4º ano da Unidade Norte, representaram a escola na etapa regional. “Depois que passei a jogar, minha concentração mudou, não converso mais em sala e consigo prestar mais atenção nas aulas”, explica Gustavo. “Eu acho que tenho uma boa chance de chegar à final”, completa, animado.
Assim como Gustavo, Henrique Takeshi também é adepto do Mind Lab e tenta aplicar tudo o que aprende em sala de aula para um melhor desempenho nos jogos e vice-versa. “Me concentro mais nas aulas normais para ver se alguma coisa pode me ajudar mais no jogo de damas”, conta. Ele ressalta a importância do apoio que recebe dos pais em casa e da escola. “Minha mãe comprou um tabuleiro de dama para mim e meu professor de xadrez me ajuda para que eu possa melhorar meu desempenho. Eu tenho certeza que o Leonardo da Vinci vai ser campeão”, revela.
O aluno André Pinheiro dos Santos, 9, que representou a Unidade Sul na etapa regional, é principiante nas etapas do Mind Lab, mas a empolgação para garantir bons resultados leva o jovem a se dedicar fora da escola também. Para a mãe de André, Edileusa Paula Pinheiro, o projeto é importante para estimular o espírito esportivo. “Fico feliz pelo André participar das aulas e da competição. Ele consegue trabalhar a lealdade, a concentração e os reflexos”. De acordo com Edileusa, sempre que sobra um tempinho em casa, ele treina com os pais ou com o irmão.