Depois das dificuldades enfrentadas por alunos que fizeram a 3ª etapa do PAS, Cespe divulga representação gráfica da universidade para ajudar os estudantes do 1º e do 2º ano do ensino médio a encontrarem os locais de prova no câmpus
Publicação: 06/12/2013
O último domingo ficou marcado pelas dificuldades de alunos e pais em encontrarem os locais onde seriam realizadas as provas da 3ª etapa do Programa de Avaliação Seriada (PAS). Neste fim de semana, ocorrerão os testes da 1ª e 2ª etapas. Para que a confusão não se repita, é preciso ficar atento às especificações dos editais. No sábado, serão testados os conhecimentos dos estudantes do 1º ano do ensino médio. No domingo, concorrentes do 2º ano fazem mais uma etapa na corrida por uma vaga na Universidade de Brasília (UnB). As duas fases integram um ciclo que é encerrado com um 3º certame, no qual eles poderão escolher qual curso querem disputar e se entrarão pelo sistema universal ou de cotas para escolas públicas.
A maioria dos candidatos fará os certames deste fim de semana nas escolas onde estudam. No entanto, alguns serão encaminhados à UnB. Os testes começam às 13h e o indicado é chegar com pelo menos uma hora de antecedência. No último domingo, 16,95% dos inscritos na 3ª etapa deixaram de fazer o teste. Entre os motivos, estavam o atraso e os problemas para encontrar o local de provas. Uma das reclamações era de que o comprovante de inscrição só dizia que os estudantes fariam o teste no Câmpus Darcy Ribeiro, na Asa Norte, local com 500 mil m².
Para que imprevistos não aconteçam novamente, é importante se precaver. A orientação sobre a sala onde o estudante fará o PAS está no www.cespe.unb.br/pas desde a segunda quinzena de novembro. Basta acessar o endereço e informar os dados solicitados. A consulta é individual e somente o candidato pode efetuá-la. Para ajudar os alunos, o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cespe/UnB) divulgou mapas com explicações de como chegar aos locais de prova na universidade (Veja arte).
Aqueles que farão a 1ª etapa podem ser encaminhados ao prédio 1 da Faculdade de Educação ou ao Bloco de Salas de Aula Sul (BSA). Para a 2ª etapa, a possibilidade, além dos locais onde os concorrentes já estudam, é o BSA.
Pablo Bernardes, 15 anos, verificou com antecedência o local de prova. “Vou fazer no colégio em que estudo”, conta o aluno do Pódion. Ele ainda não escolheu a graduação que pretende cursar na UnB, mas já tem uma ideia. “Estou dividido entre engenharia, relações internacionais e medicina.” Apesar da ansiedade, Pablo se sente seguro para a prova. “O colégio foca no PAS o ano todo, e sei que a 1ª etapa é muito importante: a maioria dos alunos não leva a sério, e isso já é um diferencial que tenho”, explica.
A importância dada à 1ª etapa da avaliação também é compartilhada pelas amigas Isabela de Oliveira, 16 anos, e Ana Luisa Santos, 17. Elas estudam em colégios diferentes, mas fazem cursinho juntas. “A primeira etapa do PAS tem menor peso, mas lá na frente conta muito”, diz Isabela, aluna do Sigma. “O bom nessa prova é que podemos recuperar a nota se formos mal no começo”, complementa a parceira de estudos, que frequenta o Colégio Militar de Brasília.
Ana Luisa admite que não confirmou o horário da prova e só descobriu na última quarta-feira que o exame começaria uma hora mais cedo do que esperava. “Meu pai perguntava se eu tinha certeza do horário e eu garantia que sim. Agora, como sei que meu pai é enrolado, vou ter de ficar no pé dele para não me atrasar.” As duas estudantes se dizem preparadas para prova. Para aliviar a tensão, elas pretendem correr no Parque da Cidade antes do teste.
Todos os inscritos no PAS farão, em cada uma das três etapas, provas de conhecimentos e de redação em língua portuguesa. O exame é composto por duas partes: a de língua estrangeira — espanhol, francês ou inglês — e a que integra artes cênicas e visuais, biologia, filosofia, física, geografia, história, português, literaturas, matemática, música, química e sociologia. O conjunto de objetos avaliados pelo programa se dá pela articulação de habilidades e competências. Tudo relacionado aos conhecimentos escolares mediante a interdisciplinaridade e a contextualização.
Por isso, é importante saber as matérias estudadas durante o ano, mas, também, ficar atento às notícias.
“Diferentemente da 3ª etapa, o aluno precisa estar focado no que viu em sala e ter uma visão dos assuntos em voga. Em química, por exemplo, na questão tipo D, pode ser solicitado montar uma molécula. Mas assuntos como a chuva ácida, o efeito estufa, buraco na camada de ozônio também serão cobrados”, analisa o professor de química do Leonardo da Vinci, Cristiano Botan.
De acordo com o edital das duas etapas, o PAS visa “selecionar o estudante capaz de compreender, raciocinar, analisar, criticar e propor questões relevantes para a própria formação como cidadão”. Na prova objetiva, é importante evitar o chute, pois cada questão errada anula uma certa.
Fonte: Eu, estudante