Valores de amizade, coragem para superar desafios, laços familiares, solidariedade, respeito às diferenças, conhecimento de outras culturas são características do Projeto Ecotrilhas Brasil (PEB). Este ano, 44 alunos do Ensino Médio do Centro Educacional Leonardo da Vinci participaram da viagem de ecoturismo ao Pico da Bandeira e ao Pico do Cristal, nos dias 30/06 a 03/07.
Neste ano, o projeto completou sua 10ª edição e, para celebrar mais uma expedição, os alunos, guias e professores renovaram o trajeto ao Pico da Bandeira. Pela primeira vez, eles subiram por Minas Gerais e desceram pelo estado do Espírito Santo. Além disso, utilizaram uma nova tecnologia que permite atualizar redes sociais via satélite. Dessa forma, foi possível acompanhar a expedição em tempo real pelo Facebook.
Para Marco Aurélio, bancário aposentado e pai da aluna Carolina Maria Querino Faim, do 2º ano do Ensino Médio, a experiência que o ecoturismo proporciona é especial e válida para qualquer um que já a tenha vivenciado. Ele e a filha participaram do Ecotrilhas neste ano. “Eu não fui para vigiar minha filha, mas para conhecer o Pico da Bandeira com ela. Tudo foi perfeito. Foi fantástico ver o nascer do sol. Além de um convívio muito bom com a turma, é um ambiente extremamente saudável. Cada paisagem é absurdamente linda. Foi uma experiência inesquecível”, ressalta.
Criado há 10 anos, o projeto já proporcionou superações, experiências e sensações inusitadas em cerca de 1.660 estudantes no Centro Educacional Leonardo da Vinci. “O PEB nasceu na poeira da trilha, desenvolvendo vários valores entre os participantes e deixando marcas permanentes em seus corações”, ressalta o professor e fundador do projeto, Luciano Gallo.
O projeto Ecotrilhas não para por aí. No próximo semestre, os alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio terão a oportunidade de participar de oficinas de ecoturismo, de acampamentos, de observações astronômicas e de cursos de primeiros socorros.
Confira as fotos da 10º expedição do Ecotrilhas Brasil no facebook.