Chega ao fim o primeiro dia de prova.
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 começou neste sábado (8) com a prova de Ciências Humanas e da Natureza. O exame teve duração de 4 e 30 minutos e contou com 8,7 milhões de candidatos inscritos – entre eles, 160 mil do Distrito Federal. Amanhã, no mesmo horário, será a vez de Linguagens, Códigos e suas tecnologias, além de Matemática e a Redação.
No primeiro dia de exame, a prova de Ciências Humanas foi caracterizada por questões sobre a Constituição de 1988, globalização e processo de integração cultural, questões sobre história da África e dois itens sobre a Comissão Nacional da Verdade (CNV). Temas vinculados ao Direito à Cidade também ocuparam espaço importante, revoltas históricas envolvendo temas urbanos, ampliação do tempo de deslocamento nas cidades associado a exclusão no espaço social e problemas relacionados a mobilidade urbana estiveram presentes na prova.
(Imagem retirada da questão 17 - prova azul)
A avaliação possuía um aspecto mais conteudista, sendo avaliada em comparação com as edições anteriores, itens mais conceituais e com questões mais específicas. Ao mesmo tempo, os textos que realizavam a composição dos itens trabalhavam com temas bem atuais. Um exemplo é a questão que trata da Revolta do Vintém (1879), mobilização contra a cobrança de um tributo de vinte réis nas passagens dos bondes do Rio de Janeiro, tópico que permitia uma correlação com as manifestações de julho de 2013 no que tange o papel dos movimentos sociais na realidade nacional.
A prova de Ciências da Natureza ficou marcada pelos itens sobre camada de ozônio e radiação ultravioleta, revelando uma tradição do exame nacional, um forte engajamento na questão ambiental. Temas como novas fontes de energia, circuito, pêndulo de Newton e indução eletromagnética também foram problematizados.
As provas apresentaram temas muito similares as edições anteriores, os alunos que estudaram pelas avaliações dos últimos anos tendem a ter uma identificação maior com a avaliação realizada neste Sábado.
Os candidatos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) podem acompanhar a correção das provas de ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e suas tecnologias ao vivo, pelo site do Sistema Ari de Sá. Até as 20h30, os professores disponibilizarão a resolução das provas além de comentários em vídeo. O gabarito oficial, feito pelo Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), será divulgado até quarta-feira (12).
Bruno Borges
Professor de Sociologia
Coordenador do Serviço de Orientação ao Vestibulando (SOV)