Leonardo da Vinci é a primeira instituição de ensino do Brasil a implantar a cultura do bem-estar e da felicidade no ambiente escolar
O Centro Educacional Leonardo da Vinci, atuante em Brasília há mais de 55 anos, tem como objetivo “ser reconhecido por promover a felicidade dos alunos por meio de uma educação inovadora e de excelência acadêmica”. Uma das formas de concretizar essa visão é por meio do “Projeto Escola Feliz”, uma ação intencional com foco em projetos, atividades e na dinâmica da sala de aula.
O “Projeto Escola Feliz” está fundamentado na pesquisa sobre Felicidade na Escola, desenvolvida internamente na Instituição, que visa identificar os aspectos da dinâmica escolar, especialmente os relacionados à prática pedagógica e às relações humanas, que contribuem para a felicidade dos estudantes.
O estudo se baseia no conceito de bem-estar do psicólogo e professor Martin Seligman, criador da Psicologia Positiva e diretor do Centro de Psicologia Positiva da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos. Além disso, inclui o conceito da construção intencional da felicidade, desenvolvido por Mihaly Csikszentmihalyi, psicólogo húngaro-americano, criador dos conceitos de fluxo, psicologia de alto desempenho e felicidade.
Pesquisa Felicidade na Escola
Como parte do Projeto, o Leonardo aplica uma pesquisa sobre a Felicidade na Escola, realizada com um questionário composto por 50 afirmações, nas quais os alunos indicam se concordam ou não, utilizando a escala Likert com variação de 1 a 5 (onde 1 significa “discordo totalmente” e 5 significa “concordo totalmente”). O objetivo é medir o nível de bem-estar dos estudantes em cinco áreas: emoção positiva, engajamento, sentido, realização e relacionamentos positivos.
A pesquisa fica disponível on-line, em média, 15 dias, para que todos os alunos possam participar. Os resultados são analisados atribuindo um valor médio a cada resposta, permitindo que a escola entenda melhor o nível de bem-estar dos estudantes. É considerado que há promoção de bem-estar e felicidade para as médias acima de 3 pontos. A partir do exposto, seguem alguns dos resultados alcançados:
Preocupação dos professores com a aprendizagem dos alunos (4,6 pontos)
Metodologias diferenciadas e atrativas (4,4 pontos)
Interação com os professores (4,3 pontos)
Saídas pedagógicas (4,4 pontos)
Tratamento recebido dos funcionários da Escola (4,4 pontos)
Respeito dos professores aos alunos com dificuldades, demonstrando interesse e ajuda. (4 pontos)
As amizades construídas na Escola. (3,7 pontos)
Vínculos estabelecidos com os professores. (4,3 pontos)
Em 2022, a Escola realizou pela primeira vez a pesquisa, contando com a participação de 512 alunos. Com o compromisso de repetir a pesquisa a cada dois anos, ela foi aplicada novamente em 2024, desta vez com a participação de 1.408 alunos. Participam da pesquisa os estudantes com idade a partir de 11 anos, ou seja, a partir do 6º ano do Ensino Fundamental Anos Finais.