Cerca de 900 pessoas assistiram à “Rapsódia na Vila do Ohh!” nos dois últimos fins de semana. Interpretada por estudantes do Centro Educacional Leonardo da Vinci, a peça trouxe ao público a combinação de música e teatro, regados a boas risadas. Além da diversão, a peça prepara os alunos para os desafios do vestibular, já que incorporou no roteiro conteúdos do Programa de Avaliação Seriada (PAS/UnB).
A rapsódia é composta por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. A primeira apresentação ocorreu no dia 22/6 na Unidade Sul e contou com a presença de cerca de 60 parentes e amigos. No dia 29/6, duas sessões juntaram cerca de 800 pessoas no auditório da Unidade Taguatinga. O público aplaudiu de pé o repertório musical, que contou com grandes nomes da Música Popular Brasileira (MPB) como Cartola, Bezerra da Silva, Chico Buarque e Sandra de Sá, além dos clássicos da Broadway e de singles de Michael Jackson e Lady Gaga.
A professora de música, Yara Veratto, ficou muito feliz com o resultado. “Fiquei superanimada. Acredito muito neles e já os considero artistas, companheiros de trabalho. Saí do teatro com a sensação de que fui a um grande espetáculo”, comenta.
Idealizado pelo professor de teatro, Thião Mesquita, o projeto de interpretação cênica e musical deixa os estudantes bem envolvidos. “As atividades extracurriculares em Artes empolgam os alunos. Eles mudam o humor e percebemos isso em sala de aula. Ficam mais envolvidos, entregam-se mais aos estudos. É um resultado realmente positivo”, afirma.
Agora, os estudantes esperam ansiosos por novas apresentações da “Rapsódia na Vila do Ohh!” e por novos projetos artísticos da escola, como o Desafio Vinci, marcada para agosto. Propostas como essas incentivam o estudo por meio de um formato diferente do convencional, como diz a professora Yara. “É mais fácil sair da prática para teoria do que da teoria para a prática. O vivenciar desperta muito mais para a questão da formação de caráter e para a sociabilização”. O professor Thião concorda. “Eles desenvolvem novos conhecimentos e criam um novo senso de responsabilidade”.
Confira fotos dos ensaios da peça "Rapsódia na Vila do Ohh!” na página do Facebook.