Publicada em: 08/02/2012
Produção de texto é fundamental para alcançar bom resultado na avaliação. Saiba quais as competências avaliadas e as razões da nota zero
Em 2012, o Ministério da Educação (MEC) realizou alterações na correção da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e, pela primeira vez, publicou um guia com orientações detalhadas sobre a prova. Entre as principais mudanças, está a redução da discrepância permitida entre as notas atribuídas aos textos pelos corretores: de 300 para 200 pontos. Caso a diferença ultrapasse os 200 pontos, um terceiro corretor faz nova avaliação. Entenda a seguir como é realizada a correção, quais são as competências avaliadas e as razões que levam um candidato a tirar nota zero:
Etapas da correção
Passo 1 |
O primeiro avaliador atribui uma nota para cada uma das cinco competências exigidas pelo MEC. Cada item vale 200 pontos. Dessa forma, a nota total do aluno pode variar de 0 a 1.000 pontos. |
Passo 2 |
O segundo avaliador repete o processo do primeiro e também atribui uma nota de 0 a 1.000 à redação. Quando a diferença entre as notas dos dois corretores é inferior a 200 pontos, a nota final do aluno é composta pela média aritmética das duas notas. |
Desempate |
Quando há uma discrepância de 200 ou mais pontos entre as duas notas - ou uma diferença de 80 pontos em alguma das competências avaliadas - um terceiro avaliador é convocado. Até 2011, a diferença tolerada era de 300 pontos. |
Passo 3 |
O terceiro avaliador analisa a redação e atribui a ela uma nota entre 0 e 1.000 pontos. Quando não há uma discrepância superior a 200 pontos entre o terceiro e pelo um dos outros avaliadores, a nota final é a média aritmética das duas notas que mais se aproximam. |
Desempate |
Nos casos em que a diferença de 200 pontos entre os três avaliadores persiste, uma banca composta por outros três profissionais é convocada. |
Passo 4 |
Após a avaliação dos três integrantes, uma nova nota é atribuída ao candidato. |
Competências avaliadas no texto
Número 1 |
Demonstrar domínio da norma padrão da língua escrita. |
Número 2 |
Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo. |
Número 3 |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista. |
Número 4 |
Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação. |
Número 5 |
Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos. |
Razões da nota zero
Razão 1 |
Não atender à proposta solicitada ou apresentar outra estrutura textual que não seja a do tipo dissertativo-argumentativo. |
Razão 2 |
Deixar a folha de redação em branco. |
Razão 3 |
Escrever menos de sete linhas na folha de redação, o que configura "texto insuficiente". Linhas com cópias do texto de apoio fornecido no caderno de questões não são consideradas na contagem do número mínimo de linhas. |
Razão 4 |
Escrever impropérios, fazer desenhos e outras formas propositais de anulação |
Razão 5 |
Desrespeitar os direitos humanos |
Fonte: Veja