Publicação: 20/09/2013
Pela primeira vez no Brasil serão realizados os Jogos Mundiais Escolares, o Gymnasiade. Cerca de 2,5 mil estudantes de 14 a 17 anos se reúnem, em Brasília, no maior evento escolar do esporte entre os dias 28 de novembro e 4 de dezembro, competindo nas modalidades de atletismo, ginástica aeróbica, artística e rítmica, judô, caratê, natação e xadrez. E a jovem Ana Carolina Marcondes Amaral já se divide entre os estudos e os treinos para garantir bons resultados. Ela competirá, junto a outros 21 estudantes de Brasília, na modalidade de revezamento de natação, nos 200 metros livres.
Ana Carolina nada desde criança, mas somente há 6 meses começou a treinar profissionalmente. Mas o pouco tempo nas raias já foi suficiente para mostrar a que veio: duas medalhas de ouro, quatro de prata e duas de bronze nas seletivas regional e nacional do Gymnasiade. “Estou muito feliz. Tenho pouco tempo de treino e já fui selecionada. Isso só me motivou a treinar mais ainda”, destacou. Carol, como é chamada pelos amigos, quer seguir na carreira e conquistar um grande sonho. “Quero ser uma atleta olímpica”, garante ela.
Segundo a mãe da aluna, Adriana Marcondes Amaral, a união entre esporte e estudos foi essencial para o sucesso e a disciplina. Ela afirma que o apoio das escolas pode ser o grande diferencial para continuar a carreira sem prejuízo do ensino ou do desenvolvimento no esporte. “A escola de Ana Carolina, o Centro Educacional Leonardo da Vinci, deu total apoio ao esporte. Isso foi um diferencial”. O treino da atleta de apenas 14 anos é intenso. De segunda a sexta, às 4h50 ela já está dentro da piscina e nada até às 6h. No restante da manhã, cursa o 8° ano. À tarde, a maratona vai das 15h50 às 18h30 na piscina, e depois na academia, com a musculação. No sábado, o treinamento também varia de 3h a 4h.
O diretor do Centro de Formação em Handebol e Esportes (CFH) do Leonardo da Vinci, José Ribamar Raposo, acredita no futuro da aluna Ana Carolina no esporte. “A atleta já tem demonstrado resultados expressivos e é uma promessa para a natação brasileira”, ressaltou. O CFH trabalha em parceria com a escola, incentivando o esporte, descobrindo talentos e inscrevendo os atletas nas competições.
A professora de Educação Física, Janaína Marrocos, também destaca a determinação da aluna. “Carol é determinada e tem garra. É daquelas pessoas que corre atrás do que quer”, disse.
Palavra do treinador
“Carol tem tudo para se tornar uma grande atleta em pouco tempo”, afirma o treinador de Ana Carolina e ex-aluno da escola, Hugo Lobo Filho. De acordo com o treinador, a atleta tem muito potencial e grandes chances no campeonato escolar. “Apesar do pouco tempo de treino, a Carol tem conseguido um bom tempo, principalmente nos 100 m (1min 4) e 200 m (2 min 17) no modo livre.
Para Hugo, que é treinador há 27 anos, Carol tem que ter mais tempo de água para alcançar a maturidade necessária. Ele ainda acrescenta que, para ser um grande atleta, deve-se ter foco, disciplina, concentração, dedicação e ser muito obstinado. “Ela tem condições, está conseguindo grandes progressos”, finaliza.
Resultados da atleta:
Seletiva Regional para o Gymnasiade:
1 ouro
2 pratas
2 bronzes
Seletiva Nacional para o Gymnasiade:
1 ouro
2 pratas
Próximos Campeonatos que Ana Carolina disputará:
1) Campeonato Brasileiro Chico Piscina, de 2 a 5 de outubro, em Mococa (SP)
2) Jogos Escolares Nacionais, de 6 a 9 de novembro, em Belém
3) Campeonato Brasileiro Juvenil, de 20 a 23 de novembro, em Palhoça (SC)