Metodologia encontra seu espaço em meio às novas tecnologias, volta às salas de aula e conquista pais e alunos
O projeto a Linha do Tempo promove a interação entre a história conceitual dos livros e as noções de tempo/espaço na vida dos alunos. Implementado desde 2012 no 6ª, 7ª e 8º ano do Ensino Fundamental, a Linha do Tempo tem se mostrado um sucesso. De acordo com o professor de História, Reinaldo Vasconcellos, o projeto tem feito um sucesso tão grande entre pais, alunos e professores, que alguns dos docentes do Ensino Fundamental I – do primeiro ao 5º ano – também estão passando a utilizá-lo.Para o professor, o êxito do método se dá porque ele facilita o entendimento dos conteúdos, acrescentando uma noção de contemporaneidade aos fatos históricos.
O professorconta que os próprios alunos percebem as ligações e influências dos acontecimentos históricos. “Um aluno que aprende história por meio da Linha do Tempo pode ao assistir um telejornal, por exemplo, ter mais facilidades em compreender fatores da atualidade como, por exemplo, osconflitos no Oriente Médio, e os fatores históricos que influenciaram e desencadearam a situação ao longo dos anos”, explica.
O projeto
O objetivo do projeto Linha do Tempo é fazer com que os alunos construam uma espécie de infográfico para auxiliá-los na memorização dos conteúdos aprendidos de forma cronológica e as suas relações geográficas. Assim os alunos associam as dimensões de tempo e espaço com o conteúdo aprendido em sala de aula. No decorrer do ano letivo, a Linha do Tempo é complementada, possibilitando assim, uma melhor compreensão dos fatos que compõem a História. Por fim, o projeto busca tornar visível e prazeroso o estudo da História.