Publicação: 08/08/2013
Os quase 8 milhões de inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano já têm à sua disposição testes e simulados com mais de 6 mil questões para responderem. A ferramenta faz parte do projeto FGV ensino médio digital (http://ensinomediodigital.fgv.br/) e está disponível na internet, de forma gratuita. No portal os estudantes podem também acessar cerca de 180 aulas agrupadas em 15 cursos, com quase 400 horas de duração, que abordam as quatro áreas de conhecimento nas quais o exame é dividido: ciências da natureza e humanas, matemática e linguagem.
"O estudante pode escolher a área em que pretende fazer a autoavaliação, como Ciências da Natureza, por exemplo, e o sistema vai gerar um simulado com 10 a 15 questões", explica a diretora executiva da Editora FGV, Marieta de Moraes Ferreira.
O projeto nasceu de duas áreas de atuação da FGV: a produção de livros didáticos, iniciada há 8 anos, e a FGV on-line, que oferece aulas virtuais de nível superior há mais de 15 anos, assistidas por 13 milhões de usuários. Para montar o banco de questões, a Fundação reuniu mais de cem professores de escolas públicas e privadas.
Quando estiver completo, o portal terá uma coleção de 30 cursos e um banco que contará com 50 mil questões, meta que a FGV pretende alcançar em até cinco anos. O objetivo da Fundação é contribuir para a do modelo do Enem, tanto em termos do grau de segurança do exame quanto da sua capacidade de melhorar a qualidade do ensino médio.
Fonte: Eu Estudante