VOLTAR PARA OS ACONTECIMENTOS
01/12/2011 09:54
As Crônicas de Spiderwick
Um dos livros escolhidos em 2011 pela equipe de Português, para a leitura do 6º ano, foi "As Crônicas de Spiderwick". Os alunos adoraram as aventuras dos irmãos gêmeos na casa velha da tia-avó. Além dos enigmas que tinham que solucionar através do livro de Spiderwick, os irmãos ainda viviam conflitos familiares que foram sendo resolvidos aos poucos, no decorrer da história.
Os alunos participaram de debates com reflexões sobre o drama vivido no livro e representaram, através de maquetes, cartazes e poemas, tudo o que aprenderam com a leitura.
Apesar de só termos adotado o volume 1, muitos alunos se interessaram pelo resto da história e leram os outros volumes da série. A leitura da aventura foi incentivada pelas professoras, que também passaram o filme para as turmas compararem o roteiro com a ficção lida. Foi um grande crescimento para o 6º ano.
Os alunos também fizeram uma ficha do livro, com a oportunidade de escrever as partes que mais gostaram. De todos os trabalhos realizados, escolhemos um poema da aluna Alliny de Maria R. Lourenço, do 6º ano "G" da unidade Asa Norte para representar a dedicação dos nossos alunos à leitura do livro.
As Crônicas de Spiderwick - Alliny Lourenço - 6º ano "G"- Unidade Asa Norte
Depois de terem encontrado
A passagem para o quarto assombrado
Jared dormia sossegado
Até ser acordado
Por gritos do quarto ao lado
Com um pulo levantou
E correndo lá chegou
Era sua irmã Mallory que se apavorou
Estava com o cabelo todo arrepiado
Na cama estava todo preso e enrolado
Para Jared a mãe de dirigiu
Pensando na briga que, na noite passada, viu
Culpou-o pelo problema que na manhã surgiu
Jared quis contrariar
Mas ninguém o quis escutar
Só mandaram-no fora ficar
A aluna Vitória dos Santos do 6º ano "C", também da Asa Norte, fez um comentário com ilustração da parte que julgou mais emocionante.
Parabéns a toda a equipe pela excelente escolha!
Vitória dos Santos, aluna do 6º ano "C" - Unidade Asa Norte, escreveu:
"A parte que mais gostei foi quando o Jared sobe em um elevadorzinho e chega a uma biblioteca e ali ouve alguma coisa que ainda escreveu com o pó do lugar: "Olhe para trás..." Mallory, sua irmã, disse que poderia ter sido escrito há décadas o que ele agora lia, mas Jared insistia em dizer que naquele exato momento, alguém tinha realmente escrito aquilo."
VOLTAR PARA OS ACONTECIMENTOS