Publicada em: 12/03/2013
Formado no Centro Educacional Leonardo da Vinci, o estudante João Pedro Silva Kirmse, 17 anos, é o que podemos chamar de aluno nota 10. O currículo do adolescente é impecável: passou em quatro vestibulares, ao longo do período em que estudou no Ensino Médio, todos em primeiro lugar. Agora, ele repetiu a dose: foi aprovado no processo seletivo normal da UnB e no PAS para Ciências Biológicas, ambos na primeira colocação.
Bom aluno desde pequeno, João conta que os estudos sempre foram prazerosos e, por isso, nunca teve dificuldades na escola. “Eu gosto de estudar, de tirar notas altas. Eu não era um aluno de ficar revisando conteúdo de sala de aula, no entanto sempre fazia os deveres de casa. Isso foi fundamental para o meu processo de aprendizagem. Leio muitos livros e revistas, de temas variados, como política, ciência e história. Documentários também me atraem. Aprendo bastante dessa forma”, confessa.
A mãe, Ana Cristina Silva, professora, revela que o filho sempre teve disciplina para estudar por conta própria. “Gosto de destacar que eu nunca precisei falar para o João fazer o dever de casa, por exemplo. É claro que acompanhei sua rotina escolar, mas o gosto pelos estudos e de aprender coisas novas ele tem desde pequeno. Também não era de faltar aula, nem mesmo quando adoecia. Não precisei ficar falando que a escola era importante. Ele entendeu isso sozinho”, orgulha-se.
Apaixonado por ciência evolutiva e paleontologia, João conta que as expectativas com o curso são grandes e que já tem planos após a formatura. “Conheço pessoas que fizeram Biologia na UnB e elas disseram que é fantástico, que os professores são muito bons, que as matérias são muito boas. Tenho certeza de que será um curso excelente, com exceção das greves e, assim que eu concluir, penso em ir para o Canadá fazer um mestrado em paleontologia, estudos fósseis”, planeja o futuro universitário.
João ressalta que, mesmo sendo um amante das ciências naturais e das exatas, também aprecia as humanas. “Peguei o meu histórico para ver em quais matérias tirei melhores notas e tive uma surpresa, não foi em Biologia, mas em História e Matemática. Tenho facilidade, não tem jeito. É claro que houve algumas partes que tive dificuldade, mas aí eu estudei e ficou tudo certo. Também sou fã de literatura. Machado de Assis é o meu preferido, entre os autores brasileiros”, menciona.
Ao falar sobre hobbies e vida social, João destacou a leitura, a música e o desprazer por atividades físicas. “Quando saio, é para o shopping ou para alguma livraria, como a Cultura ou o Sebinho. Adoro cinema, metal e música clássica. Gosto de teatro, mas vou pouco. Já pratiquei todo tipo de esporte que você imaginar, mas não me identifiquei com nenhum”, confessa.