Sem nenhum patrocínio, eles faturaram o primeiro lugar no concurso que tinha como base a sustentabilidade. A 11ª edição da Competição Latino-Americana de Robótica aconteceu entre os dias 17 e 21 de outubro, em Fortaleza, e contou com a participação de 38 times do Brasil, Chile, Uruguai, México, Colômbia e Venezuela. A equipe vencedora foi a “Droid”, formada por 13 alunos de Engenharia Mecatrônica da UnB.
Eles gastaram R$ 3 mil em cinco meses e construíram um robô de 13kg capaz de catar latas na areia da praia. Além do primeiro lugar na Competição Latino-Americana, a equipe garantiu a primeira classificação no Campeonato Brasileiro de Robótica. Até agora a equipe acumulou aos títulos o terceiro lugar no Campeonato Brasileiro de 2009 e o primeiro, em 2010. No Latino-Americano, conquistaram o terceiro lugar em 2010.
O estudante Alexandre Crepory, membro da equipe e ex-aluno do Centro Educacional Leonardo da Vinci, Unidade Norte, acredita que o comprometimento e dedicação da equipe foram de grande importância para a conquista. Ressaltou também a importância de ter estudado no Leonardo, considerando de grande valia o auxílio na hora de escolher a profissão. “A preparação que o Centro Educacional Leonardo da Vinci me proporcionou foi uma base para a escolha do meu futuro. Se escolhi estudar Mecatrônica foi porque em algum momento nas aulas de laboratório da escola senti que era com aquelas ferramentas que queria trabalhar”, disse.