Publicada em: 15/07/2013
Geralmente, assim que ingressam no 1º ano do Ensino Médio, os jovens já começam a pensar no ritmo acelerado dos estudos pré-vestibular. A pergunta que não quer calar é “E se eu não passar no vestibular?”. A idéia de estudar durante três anos e não conseguir alcançar a meta – passar no vestibular – apavora os estudantes. Eis que surge uma idéia que pode ajudá-lo desde o início do Ensino Médio: a Avaliação Seriada. Ela é uma maneira menos dolorosa de passar do Ensino Médio para o Superior.
Funciona da seguinte maneira: o aluno faz sua inscrição em uma instituição que realiza a Avaliação Seriada quando ainda estiver no 1º ano do Ensino Médio. Ao final de cada ano (1º, 2º e 3º) ele faz uma prova e só escolhe a carreira no final do 3º ano. As provas são semelhantes às do vestibular tradicional (Redação mais teste de múltipla escolha – algumas incluem questões discursivas), com uma diferença básica de conteúdo: ela exige o que foi aprendido naquele ano e não nos três. Apenas em algumas instituições o conteúdo é cumulativo (ao final do 2º ano, conteúdos de 1º e 2º anos, e ao final do 3º o conteúdo dos três anos, como no vestibular).
Depois da realização das três provas é feita uma média com os resultados de cada ano e as vagas são preenchidas de acordo com a pontuação dos candidatos. Há um limite de vagas (o número é determinado pela instituição). Os primeiros colocados têm preferência na escolha do curso.
Vantagens
Eis algumas vantagens de fazer a Avaliação Seriada:
- Se o aluno for mal na 1ª etapa ainda tem chance de se recuperar nas outras duas;
- A prova do sistema seriado mede o conhecimento do estudante aos poucos, de forma gradual e progressiva;
- O sistema permite que o aluno acompanhe sua evolução ano a ano;
- Não enfatiza a memorização de fórmulas, regras e classificações. O aluno tem que ser capaz de compreender, raciocinar e analisar questões realmente relevantes para sua formação como cidadão.
Principais universidades que realizam a Avaliação Seriada
- Universidade de Brasília (Unb)
- Universidade de Uberaba (Uniube)
- Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)
- Universidade Federal do Pará (UFPA)
- Universidade Federal do Sergipe (UFS)
- Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes)
- Fundação Armando Álvares Penteado (Faap – SP)
- Universidade Estadual de Goiás (UEG)
- Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
- Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)
UnB
Chamado de PAS - Programa de Avaliação Seriada -, o exame realizado na Universidade de Brasília é um dos mais concorridos do país. Isso porque a Universidade oferece 50% das vagas de todos os seus cursos de graduação para o PAS, no primeiro semestre de cada ano letivo. E ainda, o aluno que estiver inscrito no PAS pode participar também do vestibular tradicional da UnB ao final do 3º ano.
Faap – SP
A Fundação Armando Álvares Penteado de São Paulo realiza o PSC - Processo Seletivo Contínuo – nas mesmas condições citadas no início do texto. A vantagem do PSC da Faap é que oferece o maior número de vagas para os cursos de graduação da instituição pelo sistema seriado.
Unimontes
PAES - Programa de Avaliação Seriada para o Ensino Superior – da Unimontes foi implantado em 1998. No programa, classifica-se quem obtiver no mínimo 30 % dos pontos das três etapas e o aluno que participa do programa também pode participar do vestibular tradicional ao final do ensino médio (assim como na UnB). Detalhe: quem reprova em um dos anos do Ensino Médio é excluído do programa.
UFS e UFPA
Tanto na Universidade Federal do Sergipe quanto na Federal do Pará a Avaliação Seriada é chama de PSS - Processo Seletivo Seriado.
Vestibular simplificado
Esse tipo de programa é interessante, pois defende a idéia de que o ingresso na universidade não pode depender só de um dia na vida do estudante. Além disso, fazendo a prova desde o 1º ano, o estudante se familiariza com o vestibular, o tipo de prova da instituição e tem a chance de ingressar na universidade de uma maneira mais lenta e gradual, de acordo com a sua evolução no colégio.
Fonte: Brasil Escola