Vivemos hoje em uma sociedade que se modifica muito rapidamente. A cada dia, nos deparamos com situações que exigem aprendizagem de novos conhecimentos para responder às necessidades da infância e da adolescência. Para lidar com os desafios e demandas atuais, a criança precisa desenvolver um repertório cada vez mais elaborado de habilidades sociais. Essa área vem recebendo grande atenção, pois é considerada um indicador bastante preciso do ajustamento psicossocial e de perspectivas positivas para o desenvolvimento. A felicidade da criança é vista, muitas vezes, na perspectiva da ausência de problemas ou simplesmente sob uma concepção de bens materiais, conforto, diversão. Embora estes aspectos sejam importantes, não se pode ignorar que o seu bem-estar pode ser ampliado com a melhoria dos relacionamentos em diferentes contextos.
Um repertório elaborado de habilidades sociais contribui decisivamente para relações harmoniosas com colegas e adultos na infância. São elas:
Autocontrole e expressividade emocional: Controlar a ansiedade, reconhecer emoções e sentimentos, tolerar frustrações, mostrar espírito esportivo.
Civilidade: cumprimentar pessoas, despedir-se, usar locuções como: por favor, obrigado, com licença, aguardar a vez de falar, fazer e aceitar elogios, seguir regras, fazer e responder a perguntas, chamar o outro pelo nome.
Empatia: Observar, prestar atenção, ouvir e demostrar interesse pelo outro, reconhecer sentimento, compreender a situação, demonstrar respeito às diferenças, expressar compreensão pelo sentimentos ou experiências do outro, oferecer ajuda, compartilhar.
Assertividade: Falar sobre suas próprias qualidades ou defeitos, concordar ou discordar de opiniões com respeito, lidar com críticas e gozações, pedir mudança de comportamento, negociar interesses conflitantes, defender os próprios direitos, resistir à pressão dos colegas.
Fazer amizades: Fazer perguntas pessoais, cumprimentar, aceitar e fazer elogios, oferecer ajuda, iniciar e manter conversação, enturmar-se, cooperar.
Solução de problemas: Acalmar-se diante de uma situação-problema, pensar antes de tomar decisões, identificar e avaliar possíveis alternativas de solução, escolher, implementar e avaliar o processo de tomada de decisão .
Habilidades sociais: Seguir regras ou instruções orais, observar, prestar atenção, ignorar interrupções dos colegas, imitar comportamentos socialmente competentes, aguardar a vez para falar, fazer e responder a perguntas, oferecer, solicitar e agradecer ajuda, elogiar e agradecer elogios, reconhecer a qualidade do desempenho do outro, atender pedidos, cooperar e participar de discussões.
Bibliogafia: Psicologia das Habilidades Sociais na Infância —Teoria e Prática. Zilda A.P Del Prette e Almir Del Prette.
Editora Vozes
Uma contribuição do Serviço de Orientação Educacional - SOE