Publicação: 14/11/2013
Aliar o esporte às demandas escolares não é tarefa fácil. Ainda mais quando as boas notas no colégio caminham juntas às boas colocações nos campeonatos. É assim a vida do aluno Enzo Gabriel Cavalcante Silva, do 5° ano do Ensino Fundamental, Unidade Taguatinga. Ele garantiu, no final de outubro, o título de bicampeão Pan-americano de Jiu-Jitsu em campeonato realizado em Fortaleza. E as vitórias não param por aí.
Com apenas 9 anos, Enzo já acumula mais de 100 medalhas no currículo de atleta. O garoto, que além de ser faixa amarela de Jiu-Jitsu é faixa amarela de Judô, vem se destacando a cada dia no cenário nacional e internacional das duas modalidades. Além de campeão brasileiro de Jiu-Jitsu desde 2011, Enzo já conquistou títulos nos campeonatos Mundial, Sul-Americano, Capital International Champion, Mercosul e Argentina Open. Isso sem contar o Brasiliense, no qual seis vitórias são dele.
Competindo atualmente na categoria sub 9, Enzo, que luta Jiu-Jitsu desde os 2 anos e Judô desde os 3, é o orgulho dos pais. “O esporte deu ao Enzo autoconfiança e disciplina. É um pilar para uma boa educação”, ressalta o pai, Everaldo Cavalcante do Nascimento, acrescentando que ele e a esposa, Marinalva Francisca da Silva, sempre mostram para o filho que o estudo está em primeiro lugar.
“Antes do esporte, alertamos sobre a importância da educação e das boas notas”, lembra Everaldo.
O atleta conta que tanto o Jiu-Jitsu como o Judô só trouxeram benefícios a ele. “Com o esporte, fiquei mais responsável, disciplinado e aprendi a ter mais respeito pelas outras pessoas”, disse. Apesar dos títulos, Enzo destaca que o mais importante para ele não é ganhar, e sim competir, fazer novos amigos e se divertir. "Fico muito feliz a cada vitória, mas, antes das lutas, sempre fico nervoso", confessa.
A coordenadora pedagógica do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental vespertino da Unidade Taguatinga, Profª. Esther Miryan Duarte Lopes, concorda com a posição do aluno Enzo sobre o esporte. “Além da disciplina, da socialização, do ganho socioafetivo, psicopedagógico e cognitivo, o esporte traz mais concentração às crianças diante do conteúdo exposto em sala de aula”, acrescenta. Miryan ainda lembra que Enzo é um aluno muito aplicado e acredita que o esporte tem contribuído consideravelmente para o seu desenvolvimento dentro do processo de ensino e aprendizagem.
Treinos pesados
Os treinos do jovem são intensos. Aluno do Leonardo da Vinci no período da tarde, Enzo Gabriel pratica as lutas de segunda a sábado, faz natação e tem acompanhamento físico com fisiologista para dar conta do recado. Segundo o treinador de Jiu-Jitsu que o acompanha desde os 2 anos, Cláudio Meneses, o garoto já tem rotina de atleta e tem tudo para se tornar um campeão. “Apesar de ser muito novo, Enzo tem uma vida bem regrada. Além do Jiu-Jitsu e do Judô, ele tem uma alimentação balanceada, faz dieta e tem acompanhamento com preparador físico”, diz o professor, bicampeão mundial e faixa preta no esporte.
“Meu sonho é ser campeão olímpico de Judô e campeão mundial de Jiu-Jitsu”, conta o menino que hoje ocupa o 1° lugar do ranking mundial de Jiu-Jitsu na categoria mirim. Para o seu treinador de Judô, Robert Marques, o atleta tem grandes chances de conquistar o seu desejo. “Ele é muito dedicado, disciplinado, e sempre coloca os estudos em primeiro lugar”, diz Robert, lembrando que, em Brasília, Enzo ganha todas as competições e, atualmente, já treina com os adultos.
Títulos conquistados por Enzo Gabriel:
Jiu-Jitsu
* 6 vezes campeão Brasiliense de Jiu-jitsu
* 3 vezes campeão Brasileiro de jiu-Jitsu em 2011, 2012 e 2013
* 3 vezes campeão Brasileiro de Jiu-jitsu em 2011, 2012 e 2013
* 2 vezes campeão Mundial de jiu-jitsu em 2013 e 2012
* 2 vezes campeão Centro-Oeste de Jiu-jitsu em 2009 e 2010
* 2 vezes campeão Jisesc de Jiu- Jitsu em 2009 e 2013
* 2 vezes campeão da Copa Brazlândia de Jiu jitsu em 2012 e 2013
* 2 vezes campeão da Copa Kids de jiu-jitsu em 2011 e 2012
* 2 vezes campeão da Copa Rockstrike Kids de Jiu-Jitsu em 2012 e 2013
* 2 vezes campeão Panamericano de Jiu-jitsu em 2012 e 2013
* 1 vez Campeão Sulamericano de Jiu-jitsu em 2013
* 1 vez campeão Mercosul de Jiu-jitsu Argentina 2013
* 1 vez campeão Capital International Champion de Jiu- Jitsu em 2013
* Vice-campeão Argentina Open em Buenos Aires 2012 (lutando na categoria acima até 11 anos)
* 1 vez campeão da Copa Recanto de Jiu-jitsu em 2013
* 1 vez campeão da 5ª Copa Ceilândia de Jiu-Jitsu em 2012
* 1 vez campeão Brasília CUP de Jiu-jitsu em 2012
* 1 vez campeão da Copa Riacho Fundo I de Jiu-Jitsu em 2009
Judô
* 3 vezes campeão brasiliense de judô em 2011, 2012 e 2013
* 2 vezes campeão copa JISESC de judô em 2012 e 2013
* 2 vezes campeão Copa Sesi de Judô em 2011 e 2012
* 1 vez campeão Goiano de Judô 2013
* 1 vez campeão Internacional de Judô, Copa Moura, em 2012
Clique aqui para ver a luta que consagrou o atleta bicampeão Pan-americano de jiu-jitsu