Estamos diante de problemas em todas as situações das nossas vidas. Embora eles possam variar, há dicas genéricas que permitem resolver qualquer problema. Fica a conhecer 8 dicas para resolveres um problema
Tens um problema? Com certeza, não és o único. Os problemas fazem parte das nossas vidas e são essenciais para aprendermos. Pensa que se as dificuldades não existissem, não evoluiríamos e os problemas existem única e exclusivamente para serem resolvidos. Fica a conhecer 8 dicas para resolveres qualquer problema:
1- Analisa o problema
O que te incomoda exatamente? O que é mau? Quais são as causas reais e imaginárias do problema? É a primeira vez que o problema surge ou ele é frequente? Ele é individual ou coletivo? Qual é a área do problema? Relações, material, custos, arrumação da casa, alimentação, saúde? Se não souberes responder a isto, não estás preparado para seguir em frente.
2- Resultados
Qual seria o melhor resultado para ti? Imagina, pensa e separa os resultados em dois campos: o material e o emocional-afetivo. Em ambos os casos, tenta ser lógico. Imagina um modelo de solução ideal e decompõe-na de trás para frente.
3- Os outros
Pensa, qual seria o melhor resultado para todos? Sê justo, o certo é resolver a situação tendo em conta todos os envolvidos. Portanto, a tua família, os teus amigos e os grupos e organizações às quais pertences devem estar envolvidos.
4- Imagina o resultado final
Pensa em todas as etapas apresentadas e define o resultado que queres atingir. Para que o teu plano dê certo, inclui os recursos materiais e pessoais que irás necessitar, assim como custos e prazo para atingi-lo.
5- Os teus meios
Reúne todos os meios que tiveres para resolver os teus problemas: o que podes utilizar para solucioná-lo? Que ferramentas são as mais adequadas para atingires o resultado desejado?
6- Aprendizagem
Agora que passaste por todas estas fases, provavelmente resolveste o teu problema e esta é a hora mais importante: a da aprendizagem. Põe em prática tudo o que foi proposto acima, resolve o problema e, principalmente, aprende com a experiência anterior.
Fonte: Universia Brasil