O Projeto Minhorta tem o objetivo de abordar a educação ambiental de forma interdisciplinar e vivenciada, e a educação alimentar pelo estímulo ao consumo de verduras e legumes. O Projeto é desenvolvido em todas as unidades do Leonardo, são três hortas orgânicas preparadas para iniciar a ecoalfabetização dos alunos.
As aulas são quinzenais e os alunos aprendem a preparar o solo com adubos naturais, produzir mudas, plantar sementes orgânicas , cuidar das plantas, colher , higienizar e degustar saladas que eles mesmos produziram! Por ser ludo terapêutico, o projeto traz em si um instrumento de interação e de reflexão muito profundo e nele aprendemos sobre o nascimento, a morte dos seres vivos , a reprodução , as interações dos seres vivos, a evolução do trabalho na terra e do ciclo biológico.
Na nossa horta cultivamos o saber, a curiosidade e a reflexão.
Segundo Lucia Legan, em seu livro Escola Sustentável, “a educação ambiental de hoje deve se construir sobre a curiosidade natural das crianças e sobre o entusiasmo pela exploração, com programas que descubram a natureza pela ciência, matemática, leitura, escrita, estudos sociais e arte, tecendo juntas com a investigação prática e encorajando a avaliação crítica dos problemas e soluções".
Sob o ponto de vista da educação alimentar associada à horta, podemos contribuir muito para a cultura de uma alimentação saudável e nutricional dos estudantes, através da degustação de saladas que produzimos com os alunos. De acordo com a OPAS (Organização Pan-americana de Saúde) a obesidade infanto-juvenil no Brasil aumentou em 240% nas duas últimas décadas.
No contexto da horta as crianças percebem que são parte da teia da vida. O contato com a horta leva ao aprendizado em um mundo real, multisensorial, com formas, texturas, cores, cheiros, sons, essenciais para o completo desenvolvimento cognitivo e emocional da criança. “A jardinagem reconecta a criança com os fundamentos da vida, com os ciclos da natureza e seus fluxos de energia”. (Fritjof Capra)
O conteúdo das aulas práticas segue junto com as matérias em sala de aula e complementam os temas teóricos dos professores regentes. Abordamos aspectos de Ciências, como os vegetais, estudando as partes das plantas, os animais, da horta e do Cerrado, os recursos naturais, o solo e a erosão, a decomposição e a cadeia alimentar, os sentidos, as ervas e seus usos na medicina.
Como produtos da horta e jardim, teremos não só a produção de mudas, hortaliças e sementes, mas também a produção de relatórios, pesquisas, experimentos, exposições, que geram melhores resultados de aprendizado.
O projeto este ano tem muitas novidades! A equipe foi aumentada, contamos agora com mais uma professora de horta, a geógrafa Liliana Allodi, que é responsável pela horta de Taguatinga. A professora Agrônoma Isabela Bittencourt continua nas Unidades Norte e Sul e coordena o Projeto da três Unidades. São 46 turmas de 1º ao 3º ano com mais de 1000 alunos! As hortas estão com novas placas identificadoras, o piso de Taguatingua foi reformado, temos uma nova criação de minhocas na Asa sul e uma caixa de abelha sem ferrão na Asa Norte.
Nossa produção está muito diversificada e proporciona aos alunos o conhecimento e o consumo de diversas hortaliças. Neste 1º semestre plantamos, colhemos e degustamos as seguintes hortaliças: alho, cebolinha, rabanete, abobrinha italiana e abobrinha brasileirinha, rúcula, alface, cenoura, couve, tomate e beterraba. Também consumimos na forma de chá ou temperos as seguintes ervas: tomilho, nirá, manjericão, orégano, salsa, melissa, hortelã, cidreira e funcho. As saladas são colhidas, higienizadas e temperadas com ervas da horta, azeite de oliva, limão, sal, molho shoyu, vinagre de maçã e balsâmico. O excedente da produção é sempre mandado para casa para degustação com a família!
Com a chegada da estação seca começaremos o segundo ciclo de produção da horta do ano e a rotação das culturas, a prevenção de pragas e doenças com o uso de plantas medicinais preparados com os frutos de nossa colheita ( tagetes ,pimenta, gergelim e neem).
Os pais sempre relatam nas reuniões a importância que o Projeto Minhorta tem para a Educação Alimentar das crianças. É comum ouvirmos depoimentos de que seus filhos estão comendo mais salada depois das aulas de horta ou até iniciaram o consumo de hortaliças após as degustações realizadas na escola!
Na Festa da Família, as professoras atenderam mais de 100 pais e alunos nas Oficinas de Vaso ecológico e Plantas Medicinais.
Durante as aulas do Projeto, os alunos do 1º ano aprenderam os primeiros passos para a montagem de uma horta orgânica e o preparo de mudas em ovo de galinha e escreveram sobre os temas aprendidos. O 2º ano trabalhou a importância de economizar água na horta, aprendendo a fazer um vaso ecológico e a colocar palha seca para proteger o solo e mantê-lo úmido, atividades estas que estão no portfólio das turminhas. O 3º ano montou um um minhocário para estudo do tema Animais e um terrário para estudar o Ciclo da água, temas de ciências do 1º ao 3º período e produziu relatórios sobre estas atividades.
Além das práticas na horta, o Projeto também trabalha valores, como a cooperação na hora de plantar com os amigos, a paciência de esperar sua vez de plantar e também de aguardar a planta produzir.
Estamos implantando o correio ecológico nas salas de aulas onde as crianças poderão se comunicar com as tias da horta durante a quinzena, colocando suas dúvidas, sugestões e perguntas.
Parabéns Centro Educacional Leonardo da Vinci por estar a frente de seu tempo e valorizar um Projeto de Educação Ambiental Escolar!
A escola da sua vida também cuida do nosso Planeta!
Equipe do Projeto Minhorta
Profas: Isabela Morosini e
Liliana Allodi
VOLTAR PARA OS ACONTECIMENTOS