Um dos principais debates da política nacional, o Novo Código Florestal,
é principal assunto da pauta na primeira edição da Onuvinci Júnior
A estreia da Onuvinci Júnior, evento voltado para alunos da 5ª e 6ª séries (6º e 7º anos), acontecerá nesse sábado (02/06), com o objetivo de estimular os estudantes a participarem da Onuvinci tradicional – simulação da Organização das Nações Unidas – e despertar o engajamento sobre assuntos nacionais. Projeto piloto, idealizado pelo coordenador de Geografia do Centro Educacional Leonardo da Vinci, Farid de Aguiar, superou as expectativas de inscrições dos realizadores do evento e levará 270 alunos a desempenharem papel de deputados federais.
A simulação seguirá o formato de uma subcomissão da Câmara dos Deputados, destinada a discutir e aprovar o texto da Lei com os pontos mais polêmicos do Novo Código Florestal, em pauta no Congresso Nacional desde 2010. Para facilitar a participação dos alunos, as regras da Câmara foram simplificadas, assim como a organização partidária.
Os “minideputados” estarão divididos em três grupos partidários. A Aliança Ambientalista Brasileira (AAB), composta por deputados porta-vozes do movimento ambiental brasileiro, defenderá as teses mais preservacionistas e um texto que seja o mais próximo da lei em vigor. A Aliança Pró-Desenvolvimento Rural (APDR) será formada pela união de deputados que trabalharão para alterar o código florestal no sentido da adequação das necessidades dos produtores agrícolas brasileiros. O grupo dos Deputados Independentes (DI), composto com maior número de deputados que não possuirão compromissos partidários, poderão unir-se conforme os acordos que firmarem durante o evento.
Cidadão Global
Segundo o professor Farid, o objetivo é inserir o aluno no debate de assuntos de interesse nacional e mundial. “A intenção é formar um cidadão global, mesmo a partir da preocupação com temas locais”, afirma. Ainda de acordo com o professor, os participantes passaram por um treinamento em formato de workshop no dia 18 de maio. “Fiquei maravilhado ao ver a preparação dos alunos e a capacidade de debate deles”, exalta.
Como forma de preparação, os alunos participantes receberam um guia de estudo elaborado pelo professor Farid e slides contendo informações sobre as principais polêmicas em torno do assunto do Novo Código Florestal. Além disso, o guia conta com uma introdução sobre o projeto legislativo, para entender como se dá a dinâmica no Congresso Nacional e qual o papel desempenhado pela Câmara dos Deputados.