O Centro Educacional Leonardo da Vinci acaba de lançar seu perfil oficial no TikTok, plataforma que se tornou a principal rede social entre crianças e adolescentes no Brasil. O objetivo é que este seja um canal de acolhimento e diálogo com o público jovem, trazendo conteúdos que aproximem a escola dos alunos de forma dinâmica, educativa e interativa.
“A iniciativa reforça a importância de estar presente nas redes sociais mais utilizadas pela juventude para construir pontes de comunicação genuína”, explica a diretora-executiva do Leonardo, Michelle Manzur. Estudos recentes mostram que o TikTok é a plataforma preferida entre jovens de 9 a 17 anos, sendo utilizada por cerca de 34% deste público como principal rede social. Além do entretenimento, a geração Z tem buscado na plataforma uma forma de descoberta, aprendizado e até apoio emocional, com 32% dos jovens relatando buscar esse tipo de suporte na internet.
“O uso de vídeos curtos, o formato dinâmico e a possibilidade de interação direta fazem do TikTok um ambiente propício para a construção de diálogos autênticos e entendemos que era chegado o momento de estabelecer essa relação no ambiente digital com esse público tão importante para o Leonardo, já que especialistas em educação e comunicação ressaltam que o diálogo é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento cognitivo, emocional e social dos jovens, criando um espaço seguro para expressarem suas opiniões e sentirem-se valorizados”, reforça Michelle.
No perfil do Leonardo da Vinci, os vídeos exploram desde a apresentação das instalações e atividades pedagógicas até a vivência dos professores e alunos, configurando-se como um espaço de troca e expressão. A Escola reforça que esse tipo de canal não substitui a escuta presencial, mas complementa um ambiente acolhedor e aberto, alinhado às demandas e linguagens atuais dos estudantes.