Em 2025, o Leonardo da Vinci dá mais um passo na consolidação de sua proposta pedagógica ao lançar a “Coleção Para Ser +” – Ensino Fundamental Anos Iniciais. A iniciativa integra o programa Para Ser +, que tem como objetivo desenvolver a educação emocional de forma contínua e significativa, formando alunos mais conscientes, sensíveis e preparados para os desafios da vida.
A Coleção é composta por cinco livros literários e o “Dicionário das Emoções”, obra autoral que apresenta 75 vocábulos emocionais, acompanhados de relatos vivenciais de crianças. A cada ano escolar, os estudantes aprendem sobre um conjunto específico de emoções e registram suas descobertas no dicionário, destacando aquelas já trabalhadas em sala de aula.
“Educar para as emoções é educar para a vida. Nosso objetivo é que cada criança encontre ferramentas para lidar com seus sentimentos e construir relações mais empáticas e respeitosas”, afirma Learice Barreto Alencar, orientadora de projetos e supervisora do programa Para Ser +.
Temas de cada uma das obras
Em “A Caixa da Saudade” é abordada a primeira emoção estudada no 1o ano: saudade. A história conta a trajetória de uma garotinha que sente saudade do avô que mora longe. Para lidar com essa emoção, ela cria uma “caixa da saudade” com objetos que a fazem lembrar do avô e, assim, consegue amenizar a dor até o reencontro. Inspiradas pela história, os alunos também criaram suas próprias caixas da saudade, recheadas de memórias afetivas.
O segundo livro, chamado de “O Planeta das Diferenças”, é voltado ao 2o ano e tem como foco a emoção “aceitação”. A história convida as crianças a refletirem sobre as diferenças entre as pessoas — formas, cores, tamanhos, origens e jeitos — e a importância do respeito mútuo. Em sala de aula, as turmas desenvolveram atividades voltadas ao reconhecimento e valorização da diversidade.
“A Nova Coleção de Hugo” traz a história de um garotinho que não consegue apresentar um trabalho por estar emocionalmente abalado. Com a ajuda de sua tia e um jogo especial, ele aprende a regular suas emoções. Após a leitura, os alunos do 3o ano recriaram o jogo e se divertiram em sala enquanto refletiam sobre suas emoções e estratégias de autorregulação.
No quarto livro, “Felicidade na Escola”, voltado ao 4o ano, tem como foco a emoção “feliz”. Ele conta a história da personagem Olívia, que enfrentou dificuldades para ser feliz na escola. Com a ajuda da mãe, ela aprende a criar a sua própria felicidade no ambiente escolar e passa a inspirar outras crianças a fazer o mesmo. Na atividade, os alunos escreveram bilhetinhos para iniciar novas amizades, e os pais e mães compartilharam, por meio de cartas, como construíram sua felicidade nos tempos de escola.
O quinto livro recebeu o nome “Lá Vou Eu” e encerra a coleção com sensibilidade, abordando a transição do 5o para o 6o ano. A emoção trabalhada é o “entusiasmo”. A personagem principal compartilha as emoções e transformações dessa fase marcante da vida escolar. A leitura será realizada com as turmas do 5o ano no 3o trimestre.
Mais do que um material de apoio, a coleção foi escrita por educadores do próprio Leonardo da Vinci, que traduzem sua vivência em sala de aula em narrativas sensíveis e conectadas ao universo infantil. Com a “Coleção Para Ser +”, o Leonardo da Vinci reforça sua missão de educar para além do conteúdo, valorizando a formação humana e o desenvolvimento socioemocional como pilares fundamentais para a construção de futuros cidadãos.